O vereador Tião do Rodo nesse primeiro ano de seu mandato vem se destacando na Câmara Municipal de Unaí. Recentemente o vereador apresentou um oficio para a mesa diretora da Câmara Municipal, oficio de nº33 solicitando aquisição e instalação de Piso Tátil no Palácio José Vieira Machado sede do poder legislativo em Unaí, Informamos que existe normativa da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) com o numero NBR 16537:2016 junto a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Para o leitor melhor se informar o piso Tátil é o piso diferenciado com textura e cor sempre em destaque com o piso que estiver ao redor. Deve ser perceptível por pessoas com deficiência visual e baixa visão. É muito importante saber que o piso tátil tem a função de orientar pessoas com deficiência visual ou com baixa visão. Pode parecer abstrato para as pessoas que enxergam, mas para o deficiente visual e a pessoa com baixa visão este piso é fundamental para dar autonomia e segurança no dia a dia! Existem dois tipos de piso tátil: piso tátil de alerta e piso tátil direcional. O piso tátil de alerta é conhecido popularmente como “piso de bolinha”. Sua função, como o próprio nome já diz, é alertar. Por isso é instalado em início e término de escadas e rampas; em frente à porta de elevadores; em rampas de acesso às calçadas ou mesmo para alertar quanto a um obstáculo que o deficiente visual não consiga rastrear com a bengala.

Em entrevista Tião nos disse “Estou muito feliz, pois esse ofício de nº 33 é de estrema importância para mim que sou defensor da acessibilidade em Unaí e aqui na casa do povo não poderia haver barreiras para receber os deficientes. Agora também agradeço aos demais vereadores que votaram favorável ao oficio. Estamos trabalhando para que nossa cidade tenha acessibilidade para todos.” Finalizou o vereador Tião.

O Vereador Tião do Rodo (PRP) vem lutando em busca de melhorias para as pessoas com necessidades especiais em nosso município. O oficio do vereador foi atendido e o piso instalado no plenário da câmara em Unaí.

Texto e Fotos: Robismar Pereira