Início DESTAQUE 2° ULTRA MARATONA DE UNAÍ MG

2° ULTRA MARATONA DE UNAÍ MG

855
0
COMPARTILHAR

Aconteceu em Unaí MG a 2° ULTRA MARATONA DE UNAÍ MG (corrida de rua) que contou com a participação de 60 atletas de Goiânia GO, Uberlândia MG, Pouso alegre MG, Paracatu MG, Patos de minas, Brasília, Unaí MG e várias outras cidades vizinhas, o evento aconteceu na mansão Wayne, com três (3) percursos diferentes, 14 km, 23 km e 47 km.

Vamos conhecer um pouco sobre esse esporte? A Maratona surgiu com um herói grego que, segundo a lenda, sacrificou sua vida para percorrer os 40 km entre as cidades de Maratona e Atenas (Grécia). O corredor era Pheidíppides que correu a distância para levar a notícia da vitória grega sobre os persas no ano 490 antes de Cristo.

A primeira maratona dos Jogos Olímpicos modernos foi realizada no ano de 1896, no percurso original e seu vencedor foi Spiridon Louis, com o tempo de 2h58min50sec, fazendo a média de 4min28 por quilômetro.

Em 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres, o percurso da maratona sofreu uma alteração. Para que a família real britânica pudesse assistir ao início da prova do jardim do Castelo Windsor, o comitê organizador aferiu a distância total em 42.195 metros, que continua até hoje.

A maratona se firma cada vez mais como um acontecimento esportivo das grandes cidades. Além de ser a prova clássica das Olimpíadas, ela fixou seu templo sagrado na cidade de Nova York onde, a partir de 1970, ela para o trânsito e leva milhares de pessoas às ruas, que vibram pelos “desafiantes”.

Atualmente, o recorde mundial pertence ao marroquino naturalizado americano, Khalid Khannouchi de 30 anos, que no dia 14 de abril 2002 em Londres, estabeleceu o tempo de 2h05min38sec, média de 2min57sec por quilômetro (1h02min42sec nos 21 km iniciais).

Participação feminina: o primeiro resultado oficial de uma mulher a correr uma maratona, pertence à inglesa Violet Piercy com o tempo de 3h40min22sec, no ano de 1926. Confira os resultados finais da 2° ULTRA MARATONA DE UNAÍ MG.

OS CAMPEÕES FORAM:

NOS 14 km

VANDERLEI ALVES (MANDIM) UNAÍ

MARIZETE ARRUDA (BRASÍLIA)

NOS 23 km

ADELMO DOS SANTOS (BRASÍLIA)

ELIZÂNGELA SANTOS (UNAÍ)

NOS 47 km

CLEISER ALVES DOS SANTOS

GOIÂNIA GO (ATLETA DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE ULTRA MARATONA)

RELATOU O ORGANIZADOR: ANDRÉ RICARDO