Às 20 horas e 30 minutos do dia 02 de janeiro, no auditório do Regente Hotel, Alexandra Antunes (agora Ex Presidente), homenageou os diretores de sua gestão (2015/2017) e passou a Presidência da Associação Comercial e Empresarial e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Unaí à Eliana Oliveira Zica Pereira durante sessão solene que foi seguida da posse de todos os membros da nova diretoria da ACE/CDL, triênio 2018/2020. O evento contou com a participação aproximadamente de 120 pessoas dentre elas associados, autoridades, imprensa, lideranças importantes e colaboradores.

Após ser empossada, a nova Presidente agradeceu a todos que confiaram a ela este cargo principalmente à diretoria que a escolheu e a todos os diretores que aceitaram o convite de fazer parte da condução deste nobre trabalho. A mesma afirmou que é com enorme satisfação e alegria que recebe esta grandiosa missão: presidir essas importantes entidades, e mais que isso, levar adiante esse belo trabalho desenvolvido pelas diretorias e colaboradores anteriores, dando seguimento à tarefa iniciada pelos fundadores da ACE 40 anos atrás e CDL há 20 anos.

Sra. Eliana falou sobre sua trajetória na ACE e CDL durante estes 7 anos de diretoria, concluindo que tudo o que aprendeu foi para prepara-la para este momento e através de cursos, palestras, conferências, convenções, treinamentos e reuniões, de forma inconsciente, foram a moldando para o cargo de presidente. Foi enfatizado ainda pela mesma que se sente honrada em receber tal responsabilidade perante entidades tão respeitadas. Como resposta à confiança depositada nela, a mesma diz assumir o compromisso de se dedicar e trabalhar em prol dos associados e de toda a classe do comércio lojista e empresarial de Unaí.

Eliana destacou a importância de manter uma relação produtiva e um diálogo constante com as iniciativas públicas e privadas visando a melhoria do ambiente de negócio, além de alavancar os investimentos no município e o desenvolvimento da região Noroeste enfatizando que a ACE e CDL estão de portas abertas para novas parcerias que agreguem o crescimento e o desenvolvimento do setor comercial e empresarial.

A nova Presidente diz assumir essa presidência em um momento histórico e muito importante para Unaí, pois recebemos com muita responsabilidade um grandioso projeto – o “Pró-Município”, juntamente com a Prefeitura Municipal, sendo o Pró-Município um projeto desenvolvido pela Federaminas em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) e tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico e social dos municípios pela integração das entidades empresariais, sociedade civil e poder público locais.

NOVAS AÇÕES:

SETORIZAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE UNAÍ

Em relação às primeiras ações nesta gestão que se inicia, a Presidente Eliana informou que estão voltadas para o conhecimento do cenário em que hoje operam o comércio e as empresas de Unaí e que para isso foi criado e implementado já em agosto do 2017 um projeto denominado “Setorização Comercial e Empresarial de Unaí”, com o intuito de conhecer e entender esse cenário e que pôde perceber em suas visitas às empresas, visitas estas propostas por este projeto, que, hoje, os administradores das empresas em Unaí são na maioria jovens, quadro este levado pelo empreendedorismo ou por sucessão familiar.

WORKSHOP “VISÃO ESTRATÉGICA – EXPERIÊNCIAS E DIRETRIZES PARA UMA GESTÃO EMPRESARIAL CONSCIENTE”

Foi explicado pela Presidente que esse novo trabalho Workshop denominado “Visão Estratégica – Experiências e Diretrizes para uma Gestão Empresarial Consciente” tem entre seus objetivos principais promover um encontro de gerações e a troca de experiências entre profissionais sêniors ou veteranos e os jovens líderes ou jovens empreendedores, visando a obtenção de conhecimentos; onde serão discutidos temas atuais da carreira administrativa para a gestão de negócios e para a inovação; conhecer sonhos e expectativas dos jovens líderes quanto à carreira, aos resultados da gestão e ao desenvolvimento do setor; e aprimorar o conhecimento dos profissionais de modo a facilitar a gestão estratégica nas empresas, o atendimento ao cliente e o sucesso nos negócios, levando em consideração as experiências dos profissionais sêniors.

ASSOCIAÇÃO NAS ESCOLAS

Em seu discurso Eliana ainda ponderou sua preocupação nesta gestão em aproximar as escolas e a comunidade em geral da ACE e CDL. Para isso será criado outro projeto – o “Associação nas Escolas”, que visa divulgar e levar ao conhecimento da comunidade escolar em todos os níveis escolares o papel e a importância da ACE e CDL tanto para o comércio como para o município; divulgar as ações e os benefícios das ações implementadas por essas entidades; levar aos estudantes a conscientização da importância da valorização do comércio de Unaí, da realização de compras no comércio local e os benefícios do crescimento do nosso comércio para o desenvolvimento do próprio município.

PLATAFORMA PARA O RECEBIMENTO E CADASTRAMENTO DE CURRÍCULOS

Sra. Eliana reiterou também que juntamente com sua diretoria pretende implantar uma plataforma para o recebimento e cadastramento de currículos de modo a auxiliar o empresariado no processo de contratação, atendendo com essas ações a solicitação feita por vários empresários. Além disso, a mesma informou que serão realizados seminários voltados para a conscientização sobre o papel e os procedimentos de cada colaborador no ambiente empresarial.

Após o discurso da nova Presidente, os novos diretores e conselheiros foram empossadas pela nova Presidente que proferiu com muito orgulho e satisfação a posse dos mesmos.

Durante a solenidade o Prefeito José Gomes Branquinho que também já foi Presidente da ACE saudou a Ex Presidente Alexandra Antunes parabenizando a mesma pela sua gestão, juntamente com seus diretores e à nova Presidente Eliana Oliveira Zica Pereira e seus diretores o mesmo desejou muitas realizações de sucesso para o comércio e economia de Unaí reafirmando a parceria da Prefeitura com as entidades.

O Vice Presidente da Câmara Municipal de Unaí, Sr. Paulo César Rodrigues desejou votos de sucesso a essa nova Gestão deixando também a Câmara Municipal aberta para parcerias com a ACE e CDL Unaí.

A solenidade também contou com a participação de vários fundadores e Ex Presidentes das entidades e para representa-los o Sr. Válter Marins relembrou o início de toda essa trajetória e expôs que hoje se sente muito orgulhoso de como as entidades possui representatividade no comércio de Unaí, desejando o mesmo à nova Diretoria muito sucesso, prosperidade e responsabilidade em suas ações.

Houve ainda a participação do 1º Vice Presidente da Federação das CDL´s, Sr. Fúlvio Ferreira que em seu pronunciamento mencionou que ficou extremamente feliz com a participação das lideranças nessa solenidade de posse, pois isso mostra que ações coletivas e de grandes parcerias devem acontecer no município e as Associações Comerciais e as CDL´s trabalham pelo município, através da prestação de serviços, do fomento, através do empoderamento de cada empresário sendo enfatizado que quanto mais capacitações técnicas os empresários e pessoas que trabalham para o comércio tiverem mais sucesso terá as empresas e cada empresa vai efetivamente empregar mais e gerar mais postos de trabalho. O mesmo ainda desejou sucesso a essa nova etapa que inicia as entidades e sucesso a essa nova Diretoria.

A solenidade findou-se com os comprimentos dos convidados a todos os membros da nova Diretoria.

RELAÇÃO DOS MEMBROS DA NOVA DIRETORIA DA ACE/CDL UNAÍ (GESTÃO 2018/2020):

CARGO ____ NOME DO DIRETOR ____ EMPRESA

Presidente—– ELIANA OLIVEIRA ZICA PEREIRA (SORVETES MORANGUINHOS)

Vice-presidente—– HERLON GUIMARÃES GAIA (FARMÁCIA ABAETÉ)

1° Secretária—– ROSÂNGELA MARTINS T. RODRIGUES (ÊXITO CONSULTORIA)

2ª Secretário—– SIDNEY PÁDUA (CALANA PISOS)

1° Tesoureira—– NEIDE PEREIRA DE SOUSA MIRANDA (CONTABILIDADE MIRANDA)

2° Tesoureira—– ALESSANDRA CRISTINA DE CARVALHO (FUNERÁRIA BOM PASTOR)

Diretor de SPC—– REGINALDO PEREIRA DA CUNHA       (SÓ CAMINHONETE)

Diretora de Imprensa—–ARMINDA FERNANDES LEITE (FRANCHIARI)

Diretor Social—– JOSÉ NEI SOUSA LOPES (PORTAL UNAÍ)

Diretor Jurídico—– JOSÉ LINDOMAR COELHO (J.LINDOMAR COELHO ADVOGADOS)

Diretor Comercial—– KLEBER ALVIM MACIEL (PRIMAVIA VEÍCULOS)

Diretor de Patrimônio—– GERALDO GONÇALVES SILVA (POSTO CACHOEIRA)

Diretor de Esportes—– RICARDO SOARES ULHOA (ACADEMIA SPORT FORMA)

Conselheiro Fiscal—– FERNANDO ANTÔNIO NEVES (SICOOB NOROESTE DE MINAS)

Conselheiro Fiscal—– ADALTON ALVES DE PAULA (DAUTO PEÇAS)

Conselho Fiscal—– VERÍSSIMO GOMES NETO (SICOOB CREDIGERAIS)