Início DESTAQUE UNAÍ PODERÁ CONSTRUIR UM NOVO HOSPITAL MUNICIPAL: PREFEITO BRANQUINHO DA PONTA...

UNAÍ PODERÁ CONSTRUIR UM NOVO HOSPITAL MUNICIPAL: PREFEITO BRANQUINHO DA PONTA PÉ INICIAL PARA A REESTRUTURAÇÃO DO HOSPITAL MUNICIPAL E A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO ESPAÇO PARA ATENDER OS PACIENTES.

2049
0
COMPARTILHAR

Um dos grandes problemas de Unaí começa a receber uma atenção especial por parte do prefeito José Gomes Branquinho, a saúde pública.  Em entrevista concedida ao nosso site de notícias o prefeito Branquinho fala das dificuldades enfrentadas para a manutenção das atividades do hospital municipal, aja visto que o hospital atende praticamente todos os pequenos municípios  da região e os repasses dos governos federal e estadual não ajudam a suprir os gastos. Segundo o prefeito, o município de Unaí vem pagando sozinho todas as despesas com a saúde.

Branquinho fala também da construção do novo prédio para o hospital municipal, para o sucesso da empreitada, o prefeito tem buscado a parceria da Câmara Municipal e pretende vender alguns terrenos da prefeitura e juntar os recursos necessários para a essa construção. Para garantir que os recursos sejam usados única exclusivamente na construção do hospital, Branquinho pretende mandar para Câmara um projeto de lei criando uma conta vinculada, ou seja, os recursos depositados nela serão destinados apenas para cumprir o que ficou determinada na lei. Com isso, se o prefeito não conseguir concluir a obra em seu mandato, os próximos gestores terão que fazer  a obra.

Portaliluminar: Prefeito, todos nós sabemos que a saúde pública é hoje o grande gargalo de todas as administrações em todas as esferas. Como o senhor avalia a questão da saúde em Unaí?

Branquinho: As despesas com a saúde não param, sãos aquelas despesas do dia a dia, são centenas de consultas médicas e procedimentos. O custeio do hospital por exemplo é um muito alto, e o município gasta muito na sua manutenção , fazendo a parte que cabe ao município e a parte que cabe ao estado e a união (Ministério da Saúde ).  E que isso precisa ser resolvido o mais rápido possível, bastando o estado assumir a responsabilidade dele, por exemplo, assumindo de vez a regionalização do hospital.  Estamos trabalhando para isso, vamos lutar para que o Noroeste tenha um hospital regional, se não for o de Unaí, que seja em outra cidade, mas precisamos de um hospital para a região, mas com as despesas assumidas pelo estado, desafogando os municípios, para que os gastos locais sejam com os cidadãos locais.

Portaliluminar: E a construção do novo prédio para o hospital? É possível? É algo prioritário?

Branquinho: Veja bem! Estamos sonhando e trabalhando para isso, o nosso hospital está localizado numa área de 4.500 mil metros quadrados e foi construído por vários prefeitos, começou pelo Tão, passou pelo Adélio, pelo Zé Bráz, pelo Antério, pelo Delvito e agora comigo lá, e foi assim, um fez um puxadinho para cá , outro fez para lá, tudo improvisado, não atende as condições necessárias, para dá dignidade para quem trabalha ou para quem é atendido no hospital.  Minha missão hoje é construir um novo hospital e certamente não será ali naquele local, até porque o espaço é pequeno e está no centro da cidade, vamos levar para mais próximo a rodovia, a ideia é fazer um hospital pensado, planejado, para 150 leitos, o atual tem 60 leitos, para daqui 30 anos ainda termos condições de atender as demandas, a cidade cresce rápido demais. Queremos um hospital com centro cirúrgico, com laboratórios, centro de imagens, e todas as dependências úteis para a que um hospital funcione bem.

Portaliluminar: Mas e os recursos?

Branquinho: Bem, Eu falo sempre que não tem dinheiro e agora apontamos essa ideia de se construir um novo  hospital municipal, você deve pensar assim “ esse Branquinho tá doido”, estamos sonhando com a construção deste hospital  e para isso vamos propor a venda de alguns terrenos valiosos que podem ser vendidos e com a verba construir o hospital. Esses terrenos só servem para juntar entulhos e criar mato. Sua venda por meio de um projeto de lei com conta vinculada ajudará a construir esse tão sonhado hospital.

O Portal Iluminar continuará acompanhando os processos e as notícias sobre a construção do novo Hospital Municipal e logo logo traremos mais informações.