Uruana de Minas, cidade pequena, mas de um povo hospitaleiro.  Sua história começou na fazenda Pastos dos Bois, sua emancipação aconteceu em janeiro de 1997.

Nos dias 13, 18,19  e 20  de janeiro de 2018, Uruana de Minas comemorou seus 21 anos de emancipação política. O Prefeito Ronaldo Ferreira de Morais (Ronaldo Verdadeiro) do PTB recebeu Autoridades políticas,  para as comemorações do aniversário da cidade no  Clube Poliesportivo, onde foi servido um delicioso jantar.

Segundo o prefeito Ronaldo Verdadeiro, o aniversário de 21 anos de Uruana de Minas aconteceu de forma ordeira: “Eu estou muito feliz. Graças ao apoio da Polícia Militar, as pessoas puderam prestigiar o aniversário de Uruana e tudo aconteceu de forma tranquila. A população vibrou com os shows e eu só tenho que agradecer a todos. Foi tudo perfeito e eu estou imensamente feliz”, declarou o Prefeito.

A população de Uruana de Minas e região participou das celebrações religiosas, das atividades culturais, Cavalgada para o assentamento cambaúba, Show com as ‘‘Mensageiras de Cristo’’ (Alane e Daniela), Show com Luan e Alex, Show com Wanderson Ferreira (participação Regis Sanfoneiro), Show com Kauã Fernandes, Show com Marcos Paulo, Missa em Ação de Graças Igreja Matriz e para encerra com chave de ouro o  mega Show com Gino e Geno.