Início DESTAQUE FLAGRANTE EM OBRA DE UNAÍ

FLAGRANTE EM OBRA DE UNAÍ

2846
0
COMPARTILHAR

Nossa equipe presenciou um flagrante em uma obra situada na Rua Djalma Torres na cidade de Unaí, onde o pedreiro e seus ajudantes se arriscavam suas vidas do lado externo do prédio sem nenhuma segurança para a realização do serviço. Utilizando uma taboa e uma escada de madeira para rebocar parte da marquise do prédio.

A Falta de uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e outros fatores em relação à segurança no trabalho em obras podem ser fatais. A (Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho) alerta que o Brasil registra mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, o que coloca o país em quarto lugar no mundo nesse aspecto, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), atrás apenas de China, Índia e Indonésia.

O Ministério do Trabalho e Emprego editou 36 Normas Regulamentadoras, que estabelecem a obrigatoriedade da elaboração e implementação dos programas de segurança do trabalho por parte de todos os empregadores, tais como: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO); Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), além disso, após a implantação dos programas de segurança do trabalho, as empresas devem treinar seus funcionários sobre a importância e o uso dos EPI’s nas atividades operacionais.

Em conversa com um técnico de segurança ele nos disse: “Não só na área da construção civil, mas em todas as áreas dos diversos ramos de atividade é extremamente importante o trabalhador fazer o uso de EPI’s, infelizmente ainda vemos muitas obras mal administradas por empresas que não cumprem as NR’s, não fiscalizam e também não treinam seus funcionários sobre a real importância do uso dos EPI’s, colocando em risco a saúde e a vida destes trabalhadores”, conclui o Técnico de trabalho que não quis se identificar.

Fonte: http://www.atmosferaonline.com.br/riscos-em-obras-especialista-alerta-falta-de-cuidado-na-construcao-civil/