Aconteceu nessa manhã de quinta feira, 22 de março de 2018, a tradicional Benção das águas. A Bênção contou com a presença de diversas autoridades, servidores do SAAE, 16ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, sociedade civil e imprensa. Durante a bênção, também foi feito o anuncio do Lançamento do edital de licitação para as obras de duplicação da Estação de Tratamento de Água, o lançamento da 7ª Gincana SOS Água, esse ano com o tema: “ÁGUA: ANTES DE FALTAR, CUIDE PARA QUE NÃO FALTE!”, a Campanha anti-desperdício voltada para o uso racional da água, aberta a toda rede escolar pública de Unaí, atendida por rede de água do SAAE que desejarem fazer inscrição.

A autarquia também lançou a campanha de Educação Ambiental: “BUEIRO NÃO É LOCAL DE LIXO!” A presença de lixo e entulho nas ruas de Unaí é um grave problema ambiental, que fica ainda mais grave na época da chuva.

Em entrevista ao Portal Iluminar o diretor da Autarquia SAAE Geraldo Antônio de Oliveira, disse  “Hoje é o Dia Mundial da Água, instituído pelas Nações Unidas (ONU),  este dia é um chamado para que a população reflita sobre a importância da água para o ser humano e para todos os demais seres vivos. Já sobre as obras, nós (SAAE) estamos com nossa capacidade de abastecimento exaurido, a ETA ( Estação de Tratamento de Agua) trabalha hoje sobrecarregada com uma vasão de 240 litros por segundo, e ao duplica-la vamos aumentar sua capacidade de produção para 350 litros por segundo que pode atender uma população de até 180 mil habitantes. A obra está orçada em torno de três milhões e quinhentos mil reais, o projeto base já se encontra pronto e hoje nós vamos lançar o edital para contratar a empresa que vai ficar a cargo do projeto executivo, para que realmente haja uma licitação transparente de forma bem concisa para que depois  não haja mudanças e aditivação inadequada, portanto em 60 dias nós queremos esse projeto executivo pronto, onde estaremos lançando o edital da contratação da empresa para execução das obras”.

Quando perguntado sobre a importância da Gincana “ÁGUA ANTES DE FALTAR, CUIDE PARA QUE NÃO FALTE!” Ele Disse: “Conscientizar as crianças para que elas saibam da importância da economia de água no dia a dia, pois as crianças são o futuro do nosso país”.

Ainda sobre a importância dessa gincana o Coronel destaca que “ Quando as escolas do município economizam água, a cidade também ganha, pois sobra mais dinheiro para que seja aplicado diretamente na melhoria da educação”.

Outro importante projeto que o Diretor destacou foi a campanha Bueiro não é lugar de lixo! Esse projeto segundo ele visa conscientizar a população como um todo, que quando se joga lixo nas ruas, esse lixo vai parar diretamente em nosso Rio Preto: “ Esse projeto é de suma importância, pois todo o lixo que a população joga nas ruas, vai diretamente para o Rio Preto e nós somos agraciados em ter um rio que corta a nossa cidade, logo é dever de todos preserva-lo”.

Entrevista com o Vice Prefeito Waldir Novais ele fala um pouco sobre o dia mundial da agua e o lançamento do edital. “Nós estamos aqui hoje comemorando o Dia Mundial da Água, mas nós consideramos que esse dia deve ser comemorado também nos outros 364 dias do ano, por ser de uma importância muito grande a água em nosso planeta”.

O vice-prefeito destaca ainda em nome do Senhor Prefeito Municipal a importância da duplicação da capacidade da Estação de Tratamento de Água: “Hoje em nosso município já estamos em alguns pontos com déficit de abastecimento de água. Por esse motivo o Coronel Oliveira colocou isso para o prefeito, e o nosso prefeito prontamente atendeu a solicitação”.

Em entrevista a Secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Katia Regina de Freitas falou um pouco sobre a Gincana:

“É uma Gincana muito importante, pois os alunos tem aquele poder de competição e eles ficam realmente vigilantes com a questão de vazamentos nas escolas. Eu também trabalho na escola, logo eu vejo a preocupação dos alunos com os bebedouros que estão vazando, torneiras e etc, os próprios alunos cobram dos gestores da escola a manutenção. É importante também porque conscientiza e é um projeto que o SAAE vem desenvolvendo com grande magnitude, pois realmente abrange todas as escolas, todas podem participar, porém ainda tem algumas escolas que são resistentes e sabem que tem o problema do vazamento  e não são sensibilizadas ao ponto de realmente cuidar da escola”.

Segundo a Secretária, a falta de responsabilidade da população para com o descarte do lixo na cidade: “A população não tem consciência de que o lixo produzido por elas é também responsabilidade delas e não só do município, logo eles descartam em qualquer lugar o que ocasiona, por exemplo, uma grande quantidade de lixo no córrego Canabrava. Sendo assim a campanha ‘BUEIRO NÃO É LUGAR DE LIXO’, surgiu para conscientizar a população em geral, sobre a maneira como ela vem tratando e descartando seu lixo”.

Por fim, Kátia, ainda destacou a importância da campanha, “ ÁGUA, ANTES QUE FALTE CUIDE PARA NÃO FALTAR” e segundo ela Unaí foi um dos únicos municípios que não sofreu com a falta de água no ano passado: “Paracatu, por exemplo, sofreu dias com a falta de água nas torneiras”. Portanto para a secretaria é mais fácil e eficaz conscientizar a população antes que efetivamente falte alguma em nosso município.