Início DESTAQUE O SEGUNDO PARQUE NATURAL MUNICIPAL É APRESENTADO “DUJARDES CALDEIRA”

O SEGUNDO PARQUE NATURAL MUNICIPAL É APRESENTADO “DUJARDES CALDEIRA”

763
0
COMPARTILHAR

A inauguração aconteceu nesse último sábado(24/03), as 08h30min da manhã com a presença de varias autoridades. O Parque ocupa uma área de 59 mil metros quadrados, no bairro Sagrada Família, ao lado do loteamento Cidade Nova II. A área foi assegurada pelo município em 2012, mas a lei que a transformou em parque é deste ano(2018).

Durante a inauguração, Foram plantadas mudas de buritis, ipês e outras espécies do Cerrado. Membros das casas rotárias de Unaí foram parceiros nesse plantio. Participaram também da  inauguração, o  Colégio Agrícola, o SAAE, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Polícia de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA) e de outros membros da sociedade civil.

O Dujardes Caldeira foi criado com o objetivo de conservar e preservar as espécies vegetais nativas e as nascentes do córrego Canabrava. Entre os três parques municipais (Duca Menezes, Dujardes Caldeira e Senhorinha Lemos do Prado) criados por lei, o Dujardes Caldeira é o que se encontra em melhor estado de conservação da cobertura vegetal. O local abriga espécies como angico, aroeira, jatobá, ipê, pau de ferro, pau D’óleo, em meio a uma grande variedade de outras  arvores nativas.

A fauna é caracterizada principalmente pela quantidade e variedade de aves nativas. Além disso, a paisagem do parque recebe a moldura de uma bela lagoa natural, morada de peixes de tamanhos variados.

Ao perguntarmos ao prefeito José Gomes Branquinho sobre a importância da criação dos Parques Ambientais que veem sendo criados em sua gestão ele nos disse: “É de suma importância à criação desses parques ecológicos que estão sendo criados na cidade, pois é uma forma de evidenciar as belezas naturais de nosso município”.  O prefeito  ainda fez questão de ressaltar que o projeto é além de benéfico é também muito econômico: “na criação desses parques estamos trabalhando mais com o coração do que com dinheiro, claro que em determinado momento vamos ter que gastar com iluminação e construção, mas não será milhões”. Explicou Branquinho. Outro assunto de suma importância que ele fez questão de comentar foi a ampliação da ETA: “Nós estamos no município certo, pois Unaí está em constante crescimento, e o SAAE enxergou na frente aumentando a capacidade de distribuição de água do município”.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Unaí, Kátia Regina de Freitas, fez questão de ressaltar que eles ainda estão revitalizando e catalogando os parques: “Nós estamos revitalizando os parques, abrindo trilhas, catalogando as arvores e colocando pontes de acesso. Hoje nós estamos convidando a população para conhecer o local, mas ainda não é a inauguração oficial” disse a secretaria.

O Coronel Oliveira, diretor do SAAE Unaí,  fez questão de parabenizar a iniciativa da administração pública e também de comentar sobre a importância de se ter áreas preservadas na cidade: “ Para o SAAE que usa como matéria prima recursos naturais ter área de preservação como estas, é muito importante para que nós possamos continuar oferecendo a população um serviço de excelência”. Afirma oliveira.

Já Vanuza, presidente da associação de moradores dos bairros beneficiados pelo Parque, fez questão de agradecer a todos os presentes e em especial a administração municipal por estar levando essa iniciativa para os bairros Cidade Nova e os bairros adjacentes.