O Presidente da Associação de Palmeirinha II, Donizete, ressaltou a importância da tradição da cavalgada: “Na minha administração a cavalgada já acontece há uns 4 anos, porém ela já totaliza 7 anos de tradição. Antigamente o principal meio de transporte eram os cavalos e as carroças, então manter essa tradição viva é de suma importância”.

Dorinha Melgaço comentou sobre a importância da tradicionalidade das festas e cavalgadas do distrito: “Festas como essa e a de Nossa Senhora Aparecida, acontecem ha anos por aqui eu me lembro que desde criança eu frequentava essas festas, agora a comunidade se uniu para trazer de volta essa tradição que é de grande importância para todos  que moram ou já moraram no município”. Ela ainda ressalta que eles estão quase terminando a construção do galpão do centro comunitário do distrito, além disso ela, mesmo não chegando a ganhar uma cadeira na câmera municipal ela por ser bem relacionada tanto no governo estadual quanto federal sempre está buscando melhorias para as comunidades rurais de Unaí.

O senhor “ Zé Mineiro” um dos fundadores do distrito de Palmeirinha fala que sofreu muita no início da fundação da comunidade, mas no final ele venceu. Hoje com a comunidade já criada e crescida ele fala sobre a felicidade que sente: “Sinto um sentimento de felicidade muito grande ao ver a criançada brincando aqui na praça e também de saber que hoje elas tem uma boa escola para estudar ”.