Nesta última segunda feira Unaí recebeu a visita do Dr.Raphael Luiz Hikel Junior do departamento de Prevenção do Hospital do Amor de Barretos, para conhecer as instalações da construção do Hospital do câncer da AMMEC. Dr.Raphael Luiz é responsável  por 12 unidades de prevenção do Hospital de amor de Barretos e veio a Unaí para ter mais informações do projeto de Unaí.

Na oportunidade entrevistamos o médico para entender o motivo de sua visita a Unaí, ao perguntarmos sobre sua vinda a Unaí ele nos disse ”Recebi o telefonema do presidente do Hospital do Amor de Barretos que é o Henrique Prata. Na oportunidade ele me solicitou para vim a Unaí. Onde ele havia Recebido uma comissão da cidade de Unaí em uma reunião que foi intermediada pelo Glaydson Rodrigues  que tem um trabalho no Hospital já de longa data e tem uma proximidade muito grande com Henrique e foi esse o primeiro contato para estarmos aqui em Unaí”. Ao perguntarmos sobre quais os motivos de sua visita eles nos disse: “O Henrique pediu para vir aqui para verificar como estar à construção e a principio tentar enquadrar em uma unidade de prevenção do Hospital do amor. Quero  deixar claro que nesse primeiro momento não é uma unidade de tratamento, mas também não quer dizer que não impede que futuramente não venha evoluir para uma unidade de tratamento. Mas em principio minha vinda aqui é enquadrar a construção em uma unidade de prevenção do Hospital do amor de Barretos”.

Ele ainda nos disse se for confirmado o convênio  que Unaí vai ser a cidade central, mas vai atender mais 22 cidades do Noroeste Mineiro em prevenção de câncer de Mama e câncer de Colo de útero. Claro a historia de Unaí com o Hospital de Barretos já é de longa data e isso também pode ajudar.

Ao perguntamos sobre a Estrutura que hoje a AMMEC está construindo eles nos respondeu: ”tem que fazer as mudanças porque ele não foi desenhado com intuito de unidade de prevenção e sim de tratamento   e obra muito boa um desenho técnico muito bem feito está tudo certo para uma unidade hospitalar . Mas como estamos passando agora para unidade de prevenção temos que fazer algumas mudanças. A obra estar no ponto que ainda aceita mudanças sem transtornos”. Afirmou Hikel Junior

O Prefeito municipal de Unaí, José Gomes Branquinho, comentou sobre a visita do médico para a visão de gestão do hospital: “Ainda não sabiam o que fazer sobre a gestão do hospital, o que eu estou vendo aqui hoje, é a possibilidade de essa gestão ser feita pelo pessoal do hospital de Barretos caso isso ocorra será de grande valia, pois eles já têm toda uma experiência e sabem, por exemplo, onde pode ou não colocar o pé. A construção já era uma realidade, agora a gestão está começando a tomar forma, logo vem toda a questão técnica e tem que ver qual é a parte deles e do município e também da associação”.

Gleydson Rodrigues, explicou para a nossa reportagem como se deu a consolidação  da visita do Doutor Raphael á Cidade de Unaí: “ O Pessoal da AMMEC entrou em contato comigo e falou: ‘ Glaydson você tem um contato com a diretoria do hospital e nós queríamos ver a possibilidade de fazer uma junção/ filial com o Hospital do Câncer de Barretos, pois a construção ela é feita, porém para manter é muito difícil é muito caro para manter um hospital, logo eu marquei com o Henrique Prata que é o presidente do hospital de Barretos, então eu pedi ao Henrique uma oportunidade para nos atender, e como eu já conheço ele há muitos anos, então eu contei para ele sobre a possibilidade e mostrei o projeto a ele e logo falei de todo empenho da população, prefeitura e empresários para que em um futuro próximo a população tivesse a oportunidade de cuidar melhor da população”. Disse Rodrigues.

Denise Gato Arquiteta responsável da construção do Hospital do Câncer de Unaí, falou um pouco sobre o projeto: “Nós vamos ter uma adequação do prédio da imagem que irá se transformar em um grande ambulatório, atendendo tanto consultas, imagens e químico, bem como pequenas cirurgias.  Nesse ponto nós iremos adequar o prédio para trabalhar com tudo”. A arquiteta ainda comentou que as adequações pedidas pelo Dr. Raphael, são muito fáceis de serem feitas e que a visita do doutor, foi de grande relevância para a finalização do projeto.

Belchior Luiz de Melo que é vice-presidente da AMMEC falou com a gente sobre a importância da visita do Dr. Raphael a nossa cidade: “Nós estamos ganhando um presente que é um braço do Hospital de Barretos, se aliando a nós para atender Unaí e região ”.  Quem também falou com a nossa reportagem foi a Secretária Administrativa da AMMEC, Silvone, que falou para nós sobre os valores já gastos no Hospital de Unaí “ Eu acredito que nós gastamos cerca de R$3.000.000,00 que a gente arrecadou em ações, doações  e com o valor de R$12.000.000,00 que o Dr. Raphael disse que é o que nós precisamos inicialmente, nós já conseguimos colocar para funcionar a parte da prevenção”.