Evento gratuito destinado aos produtores rurais da cidade e região será dia 23 de maio.

O Noroeste de Minas Gerais tem a maior área irrigada da América Latina, com cerca de 800 pivôs de irrigação instalados nas propriedades rurais que produzem as quase três mil toneladas de grãos/ano escoadas da região, com destaque para as culturas de feijão, milho e soja. Convivendo com as lavouras estão diversas nascentes, veredas e ribeirões que são utilizados para suprir as necessidades da produção.

Diante deste cenário, o Sebrae Minas e a Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (IRRIGANOR) realizam na próxima quarta-feira, 23 de maio, das 8h às 17h30, no Sindicato Rural de Unaí, o 2º Seminário de Tendências do Agronegócio do Noroeste. O evento é gratuito e destinado aos produtores rurais da cidade e da região. Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 20 de maio pelo site http://bit.ly/IISeminarioAgronegocio ou pelo telefone (38) 3676-7036.

O objetivo do Seminário é promover a discussão de quatro grandes eixos temáticos: irrigação, sustentabilidade, governança e mercado. Na programação estão palestrantes renomados nacional e internacionalmente, como o jornalista e executivo José Luiz Tejon, que fará a palestra “Qual o futuro do agronegócio?”. Tejon é autor e co-autor de 32 livros, sendo dois publicados também na Europa, sobre temas como carreira, superação, gestão, marketing e vendas.

O Seminário também vai contar com discussões sobre o uso racional da água na propriedade rural, os resultados Projeto ZAP – Zoneamento Ambiental Produtivo na Região da Microbacia do Ribeirão das Almas, a relação entre o cooperativismo e o agronegócio, além de cases de sucesso e um painel sobre sustentabilidade e governança.

De acordo com o gerente do Sebrae Minas da Regional Noroeste, Marcos Geraldo Alves, a segunda edição do Seminário revela que há espaço para articulações sobre o cenário do agronegócio na região. “Nosso território é muito rico no que se refere à produção rural, no entanto, é necessário envolver os atores que interferem neste cenário para que tenhamos competitividade frente ao mercado e, principalmente, uma melhor utilização dos recursos hídricos e a gestão eficiente das propriedades rurais como um negócio”, destaca o gerente.

São parceiros do Sebrae e da Irriganor na realização do 2º Seminário de Tendências do Agronegócio do Noroeste: Amnor, Capul, Coagril, Convales, Coopertinga, Faemg/INAES, Sicoob Credichapada, Sicoob Credipinho, Sicoob Credigerais e Sicoob Noroeste de Minas, além do Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí.

PROGRAMAÇÃO

2º Seminário de Tendências do Agronegócio – Irrigação e Sustentabilidade

23 de maio

8h: Boas vindas – Recepção e credenciamento – Café da Manhã

8h30: Abertura – Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor)

9h: Palestra “Qual o futuro do agronegócio” – José Luiz Tejon – professor, jornalista, executivo e autor e co-autor de 32 livros com temas sobre carreira, superação, gestão, marketing e vendas. Foi Diretor do grupo O Estado de S Paulo, da Agroceres e executivo da Jacto S/A.

10h20: Uso racional da água na propriedade rural – Lineu Neiva Rodrigues – Embrapa

11h: Resultados Projeto ZAP – Zoneamento Ambiental Produtivo na Região da Bacia Hidrográfica do Ribeirão das Almas – Pierre Vilela – Faemg/INAES

11h40: Cooperativismo e o Agronegócio – Luciano Ribeiro – Superintendente comercial do Bancoob

12h10: Almoço

13h30: Case do Arroz Irrigado do Rio Grande do Sul – Ivo Mello – Instituto Rio Grandense do Arroz

14h10: Experiências Fazenda Maringá – Cristalina (GO) – Bruno Vicente Marques – Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Cristalina

14h50: Imagem do Produtor Rural e do Agronegócio – Lívia Machado – Associação Brasileira de Criadores de Suínos

15h30: Coffee Break

16h: Cooperativa – Ferramenta de proteção ao produtor – Decio Zylbersztajn – Fundador e Presidente do Conselho do PENSA

16h40: Painel – Sustentabilidade e Governança – Mediação: Nelson Ananias Filho – Coordenador de Sustentabilidade da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

Participantes: Ivo Mello, Bruno Vicente Marques, Lívia Machado e UFVJM

17h10: Consolidação – Nelson Ananias Filho – (CNA)

13h30: Encerramento