Início DESTAQUE CURSO DO CICLO PROFISSIONAL DA INDÚSTRIA E COMÉRCI ABORDA EFD-REINF

CURSO DO CICLO PROFISSIONAL DA INDÚSTRIA E COMÉRCI ABORDA EFD-REINF

123
0
COMPARTILHAR

Evento encerrou a programação do primeiro semestre 2018

O advogado e especialista nas áreas Trabalhista e Previdenciária, de Segurança e Saúde do Trabalho, Rodrigo Dolabela ministrou, recentemente, o curso “Os impactos do Registro Digital da Escrituração Fiscal” (EFD-Reinf). O curso, de 8 horas, fez parte da programação do Ciclo Profissional da Indústria e Comércio, promovido pela FIEMG Regional Alto Paranaíba e ACIPATOS, com o patrocínio do SICOOB Credicopa.

Durante o curso, ele destacou os setores que estão envolvidos no fornecimento de informações e a integração com o e-Social. Destacou ainda, as formas de envio do material. Segundo ele, EFD-Reinf junto ao e-Social, abre espaço para substituição de informações solicitadas em outras obrigações acessórias, tais como a GFIP, a DIRF e também obrigações acessórias instituídas por outros órgãos de governo como a RAIS e o CAGED.

A Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída (EFD-REINF) é uma das principais obrigações de 2018. Desde o dia 1º de maio, as empresas com faturamento superior a R$78 milhões estão obrigadas a enviar os eventos da EFD-Reinf. As demais empresas devem realizar a entrega a partir de 1º de novembro de 2018 e as entidades públicas, a partir de 1º de maio de 2019.

“A EFD-REINF será transmitida ao SPED mensalmente até o dia 15 do mês subsequente ao que se refira à escrituração. Exceção feita a eventos desportivos que deverão ser transmitidos  em até dois dias úteis após a sua realização”, complementou. Dolabela alertou ainda que as empresas que atrasarem o envio das informações estão sujeitas a multas de R$ 1.500,00 por mês e as que enviarem formulários com erro poderão ter de pagar 3% do valor das transações com informações inexatas ou incompletas e 300% sobre o valor pago indevidamente ao Fisco.

Este foi o terceiro curso ministrado por Rodrigo Dolabela, em Patos de Minas, este ano. Os dois primeiros foram: “E-Social e a Reforma Trabalhista” e “Saúde e Segurança no Trabalho (SST) no e-Social”, também, pelo Ciclo Profissional.