Programa do Sebrae Minas levou empresas a registrar aumento de até 60% na produtividade, e 45% de redução nos custos

Seis empresas de Unaí que atuam nos setores do vestuário, alimentício, pet e centro de formação de condutores conseguiram reduzir custos, eliminar desperdícios e melhorar a produtividade após participarem do “Programa Lean – Melhoria Contínua”, realizado pelo Sebrae Minas, em parceria com o Instituto de Competências Empresariais (ICE). A entrega dos resultados da capacitação aconteceu na última semana, e mostrou a eficiência nos processos dos participantes que iniciaram no programa no segundo semestre do ano passado.

Por meio da metodologia Lean Manufacturing ou Manufatura Enxuta, a empresária Maria Helena Ribeiro, proprietária de uma panificadora na cidade, conseguiu aumentar a produtividade em 61%, e apresentou 21% em redução de custos. “Com a análise feita pelo programa otimizamos o tempo dos funcionários. Mudamos alguns equipamentos de lugar, pois perdíamos muito tempo movimentando em longa distância. O investimento foi praticamente zero, mas os resultados muito positivos. Às vezes precisamos de uma terceira pessoa para abrir nossos olhos e nos mostrar que pode ser feito de forma diferente”, destaca.

Para Walter Pereira Júnior, proprietário de um petshop, os ganhos com o programa se deram, principalmente, na redução de custos, com percentual de 42%. “Organizamos o processo de banho e tosa, com a criação de uma tabela de valores de acordo com o porte dos animais e tipo de pelo, para indicar a disponibilidade para novos agendamentos. Aumentamos a produtividade em 45%”, afirma o empresário.

Aliar a teoria do curso de Administração à pratica foi a estratégia de Danilo Júnior Campos, dono de uma camisaria. “O programa mostrou o que posso fazer em médio prazo. Tenho planos de, no fim deste ano, aumentar a fabricação em escala para a produção de uniformes escolares. Esta capacitação me permitiu traçar as ações que devo seguir para atingir esta meta”, ressalta o empresário que registrou 55% de aumento na produtividade e 45% na redução de custos.

A analista do Sebrae Minas, Jéssica Viana, ressalta que os empresários interessados em conhecer o programa podem procurar o ponto de atendimento da instituição, que fica na rua Nossa Senhora do Carmo, nº 18, sala 101, Centro. “Nosso propósito é colaborar com a gestão do negócio do pequeno empresário, identificando pontos de melhoria e auxiliando também em ações que favoreçam a sustentabilidade da empresa”, afirma a analista.

Textos e fotos: Ideia Comunicação