Uma das mais tradicionais festas do interior do Brasil e a mais tradicional festa do Peão da América Latina. A Festa do Peão de Barretos tem 63 anos de tradição e pode ser considerada a maior festa do gênero na America Latina, atrai peões de todos os lugares do mundo.  A festa ocorreu pela primeira vez em 1954 e se destacou por ser o primeiro evento do gênero realizado na America do Sul. Esse ano a reportagem do Portal Iluminar, teve o prazer de acompanhar e fazer a cobertura de três dias do evento. Sexta-feira dia 24 de agosto, sábado 25 e domingo dia 26 de agosto de 2018.

O pioneiro de rodeio em touros no Brasil, Tião Procópio, também esteve na Festa do Peão de Barretos e mesmo aposentado das montarias ele aceitou participar do Desafio do Amor e montou no Touro WhatsApp  um dos momentos mais lindos do Barretão 2018. Um exemplo não só de Peão, mas também de pessoa, passando  a mensagem de que todos nós podemos ajudar ao próximo.

Na sexta feira durante o desafio do bem, a cidadã Unaiense  Cintia Adjuto entrou na arena  para falar sobre como está sendo seu tratamento na luta contra o Câncer de Mama e fez questão de agradecer todo o suporte que o Hospital do Câncer de Barretos Ofereceu a ela.

Além do Tradicional Rodeio em Touros e Cavalos, a festa também conta com atrações artísticas que estão bombando no cenário musical Brasileiro e na sexta-feira não foi diferente para animar a noite dos foliões os artistas convidados foram: Maiara e Maraísa, Jorge e Mateus, Matheus e Kauan, Alok e JetLag no palco do estádio. Já no palco amanhecer a diversão ficou por conta dos cantores, Mato Grosso e Mathias, Israel e Rodolfo, Fiduma e Jeca, Roby e Thiago, Jefferson Moraes e Pedro Henrique e Rafael.

Todos os anos a Festa do Peão de Barretos, ou “BARRETÃO” como é conhecida atrai milhares de pessoas para suas arenas para se ter uma idéia estima-se que o público que passa pela festa seja cerca de 900 mil pessoas.

As milhares de pessoas que passaram pelo evento no dia 25 tiveram diversão garantida a cargo dos seguintes artistas: Chitãozinho e Xororó, Henrique & Juliano, Cat Dealers, Gusttavo Lima, que animaram a galera que acompanhava os shows do palco estádio. Já no palco amanhecer, os shows ficaram por conta de Rio Nego & Solimões, Guilherme & Santiago, Edson & Hudson, Léo & Raphael.

A programação contou com rodeio em touros e cavalos com as seguintes modalidades.

De 23 á 26 de agosto de 2018, Montarias em Touros, Cutiano, Bareback, Sela Americana, Três Tambores, e Team Penning. Dias 16, 17 e 19 aconteceram as etapas interestaduais de rodeio como representantes de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.  O dia 18 foi marcado pela disputa de duas vagas na Semi-Final do rodeio milionário que ocorre no Estado do Texas nos Estados Unidos da América.  Já no dia 25 de agosto domingo, ocorreu na arena de Barretos a etapa final da Liga Nacional de Rodeios.

No Domingo 26, último dia da Tradicional Festa do Peão de Barretos, além das comemorações dos campeões das categorias de Rodeio,  a palco principal do evento recebeu um mega show da dupla sertaneja Guilherme & Santiago que encerraram a festa com chave de ouro.

A equipe do Portal Iluminar de Unaí Minas Gerais, agradece aos organizadores do evento a oportunidade de poder cobrir uma das mais tradicionais e importantes festas do Brasil e da América Latina e até 2019.

Shows

http://www.independentes.com.br/festadopeao/galerias#conteudo