O Chamado aconteceu! Mas poucas pessoas compareceram no protesto do Forró da Ponte. Muito foi o barulho nas redes sociais para que acontecesse um gigantesco protesto, poucas foram às pessoas que quiseram mostrar a cara. No local do protesto foram varias as indagações sobre a ponte, sobrou até para a imprensa unaiense, que segundo o protestante que utilizava o microfone não compareceu por ter contrato com a prefeitura.
POSICIONAMENTO DO PORTAL ILUMINAR
O Portal iluminar deixa claro que nós não temos contrato com a prefeitura e só comparecemos porque houve um pedido de uma moradora. Repudiamos o ataque aos colegas que não estavam presentes no local, pois a imprensa tem o papel de informar e não de comprar uma briga pessoal.
O PROBLEMA
Já se passaram 4 meses e a Ponte da Rua Dulce torres ainda se encontra interditada dificultando o deslocamento dos moradores que por ali passam e nos últimos dias os moradores entraram em contato via telefone reclamando da demora. Nossa reportagem compareceu ao local onde ocorreu uma manifestação pacifica dos poucos moradores que compareceram.
PROTESTO
A forma de protestar foi atípica, nada de cartaz, o momento foi de muita música e churrasco patrocinado pelos próprios protestantes para comemorar os quatro meses de interdição.
RISCO IMINENTE
Não há sinalização no local aumentando e muito a possibilidade de acontecer acidentes, mas o que mais preocupa a população é o local onde a ponte será construída, pois uma passarela improvisada para passagem de pedestres e ciclistas está sendo utilizada por motociclistas. Além disso, o medo é de crianças se aventurarem e se acidentarem no local.
VERSÃO DA PREFEITURA
Em relação a sinalização, a Prefeitura destacou que já sinalizou várias vezes, e que infelizmente a ação de vândalos destruiu a sinalização. O diretor de Trânsito fará diligência no local e levantamento da necessidade de nova sinalização, que será feita conforme a avaliação e monitorada para evitar novas ações de vândalos, e no caso de ocorrerem, serem repostas as placas sinalizadoras.
NOVA PONTE
O secretário de Obras estima que o trabalho de perfuração no fundo do córrego durará dois dias, em circunstância normal. O serviço será executado por perfuratriz com hélice helicoidal. A fundação receberá 10 pilares que serão preenchidos com concreto armado e alcançarão uma profundidade de 12,45 metros no fundo do leito.
A pista de rolamento sobre a nova ponte será um pouco mais larga, terá 10 metros, contra 8 metros de largura da antiga. A Prefeitura não informou a esta reportagem um tempo estimado para a entrega da obra à população.
A Prefeitura destacou ao Portal Iluminar que:
1) – A contratação da mão de obra especializada para perfuração necessária para a fixação das bases de sustentação da ponte está sendo empenhada hoje (01/03).
2) – A licitação para contratação do concreto está agendada para o dia 9 de março.
3) – A licitação para aquisição das vigas será lançada hoje.
4) – A ferragem já foi entregue, já está na “garagem” da Secretaria de Obras.
5) – Para início da perfuração haverá necessidade de desligar a rede elétrica que passa pelo local, já há entendimentos com a CEMIG para este procedimento.
6) – A Prefeitura está usando a melhor estratégia para efetiva correção dos transtornos com essa ponte com a máxima economia possível.