Lideranças, empresários, comunidade e representantes de entidades estiveram reunidos, nos dias 27 e 28 de novembro, em Bonfinópolis de Minas, para participar da oficina Desenvolvimento Econômico Local (DEL). Realizada pelo Sebrae Minas em parceria com a Prefeitura Municipal, o primeiro encontro desta atividade teve o objetivo de propor aos atores locais uma forma inovadora de perceber e compreender o território, destacando oportunidades de ação para a construção de estratégias competitivas.

Durante os dois dias de oficina, os participantes foram estimulados a pensar em atitudes para o direcionamento estratégico das lideranças locais e a definição de rumos para o desenvolvimento do município e da região. A oficina também buscou direcionar estratégias e potenciais políticas públicas para criação de um ambiente favorável às micro e pequenas empresas existentes no município, a partir da análise da dinâmica territorial.

De acordo com o prefeito de Bonfinópolis de Minas, Donizete Antonio dos Santos, o encontro permitiu definir quatro pontos de atuação que convergem para a realidade do município, são eles:

– Projeto Educação Empreendedora nas escolas;

– Fortalecimento do comércio, sendo uma das ações a reativação da Associação Comercial;

 – Incentivo ao turismo local;

 – Ações de desenvolvimento do agronegócio com foco na agricultura familiar.

Ainda de acordo com o prefeito, a oficina foi importante para aproximar os grandes produtores da Chapada, dos pequenos. “A integração entre os Chapadeiros e a comunidade que reside na cidade e entorno é fundamental para traçar ações em prol do agronegócio, importante setor de fomento à economia local,” destaca Donizete dos Santos.

Para a analista do Sebrae Minas, Jéssica Viana, o programa de Desenvolvimento Econômico Local é uma forma de  pensar, compreender e intervir sobre o território. “Foi uma primeira oportunidade de reunirmos pessoas com representatividade em diversos segmentos para definir pilares estratégicos, e que têm influência direta no desenvolvimento dos municípios”, afirma a analista.