Foi realizado na tarde desta quarta feira (26/12), no Plenário Antonio Pereira dos Santos, Palácio José Vieira Machado a reunião 42ª Reunião Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, Juraci Francisco da Conceição recebeu o diploma de mérito participativo por obter o maior índice de freqüência nas reuniões ordinárias da casa de lei do povo.  Juraci que tem seu lugar cativo no plenário e se denomina a fiscal dos vereadores nas reuniões ordinárias, sempre querendo ordem e silêncio.

As sessões ordinárias da Câmara Municipal são públicas e qualquer cidadão pode assisti-las, obedecidas às regras regimentais. Durante as sessões os cidadãos podem acompanhar de perto as votações, posições e iniciativas dos parlamentares e Juraci freqüentemente está no plenário, mais fácil faltar um vereador que faltar a presença da fiscal dos vereadores.

As sessões ordinárias da Câmara ocorrem todas as segundas feiras às 14 horas. As Comissões reúnem-se em dias e horários variados, estes horários podem ser solicitados diretamente na Câmara. Você cidadão unaiense se espire na homenageada e passe a participar das reuniões para se inteirar dos acontecimentos políticos de nossa cidade, pois 15 vereadores decidem o seu futuro.

ESPAÇO POPULAR

A Tribuna Popular é o espaço concedido pela Câmara Municipal a todos os cidadãos e entidades para manifestação sobre qualquer assunto de interesse público durante as sessões da Câmara. A Tribuna da Câmara é essencial para assegurar a integração do Legislativo Municipal com a população e dela pode repercutir a geração de requerimentos e até projetos de lei sobre os assuntos trazidos à discussão. Para se inscrever na Tribuna Popular do Legislativo Municipal basta agendar na Secretaria da Casa.

PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR

A população pode participar da elaboração de leis através dos Projetos de Lei (PL) de Iniciativa Popular. Eles consistem na apresentação de projeto à Câmara de Vereadores subscrito por 5% do total do número de eleitores do município, conforme Lei Orgânica do município. Se você tem um bom projeto para seu município e quer envolver a comunidade basta seguir a regulamentação.