QUAIS DESSES VEREADORES ESTÃO FAZENDO UM BOM TRABALHO NA CÂMARA MUNICIPAL DE UNAÍ?

No geral os Unaienses esperam muitos dos vereadores que eles acreditaram o voto nas urnas, Por isto estamos lançando a enquete. Quais desses vereadores estão fazendo um bom trabalho na Câmara Municipal de Unaí?  Com esse resultado o Portal Iluminar lança o Troféu Vereador Geraldo Melgaço de Abreu que será concedido através de enquete popular para os três mais votados. Que estão fazendo um bom trabalho segundo a opinião popular.

A Enquete vai ficar em votação durante 7 dias para apreciação da comunidade de Unaí sendo monitoradas por IP e cookie, sendo que cada participante poderá votar somente  uma só vez durante a votação..

No período das eleições, todos nós ouvimos falar sobre o quanto é importante escolher bem os candidatos em quem pretendemos confiar nosso voto, afinal, são eles os principais responsáveis pelo futuro da nossa cidade nos próximos anos e nessa enquete não é diferente você vai escolher os três trabalhos bem feitos segundo sua opinião.

Mas como fazer essa escolha? Como decidir entre tantos Vereadores? Sabemos que não é um processo tão simples. Por isso selecionamos alguns critérios que devem ser levados em conta na hora em que você escolher o seu voto:

1) PESQUISE O HISTÓRICO PESSOAL

2) PESQUISE O HISTÓRICO POLÍTICO

3) BUSQUE AFINIDADE DE PENSAMENTO

4) CONHEÇA TRABALHO QUE ESTÁ FAZENDO

5) COBRE UM DIAGNÓSTICO DA CIDADE

Votação encerrada 

CONHEÇA NOSSO HOMENAGEADO

Geraldo Melgaço de Abreu

VIDA POLÍTICA : Geraldo Melgaço de Abreu

        Acostumado à militância política desde cedo na sua terra natal fato este que contribuiu para sua participação na redemocratização do país, seguindo o exemplo de seu pai e familiares.

Foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro-MDB, partido do qual ajudou a construir a história democrática Unaiense e que foi vereador por dois mandatos.

Político atuante principalmente em defesa das regiões da Zona Rural, combativo, sério em suas decisões e acima de tudo muito claro em suas ações em defesa dos produtores rurais. Foi respaldado por essas ações que em 1970 decidiu candidatar-se vereador. Importante salientar que fez sua primeira campanha política montado á cavalo, quando saiu vitorioso com 269 (duzentos e sessenta e nove) votos para exercer seu primeiro mandato de vereador de 1971 a 1973. Nesse período foi um dos lutadores na redemocratização política do país, dedicando seu trabalho para a abertura política. Sofreu algumas vezes com o processo de ditadura nas eleições, mas sempre apostando em processo democrático fosse o melhor para o país. Importante citar que as eleições e suas apurações corriam de maneira autoritária e que Geraldo Melgaço de Abreu já foi colocado a frente de armas sendo ameaçado por policiais para que o candidato da ARENA fosse favorecido.

Foi liderança importante da Zona Rural no período de abertura política quando o então prefeito Sant’Clair Martins Souto atendia suas solicitações para melhoramento da zona rural a citar as três pontes de madeira construídas sobre o Córrego Canabrava, todas construídas no mandato do citado prefeito, bem como melhoramento das vias da zona rural, principalmente da região do Canabrava, Jataí, Palmeirinha Velha e Nova, Sucuri, Peri-peri, Garapuava, Pedras, Chapadinha e outras. E foi com essa valorização e representação que o Prefeito o atendia que resolveu candidatar-se pela segunda vez em 1982, momento importante de abertura política para o país, pois era a primeira eleição direta para todos os cargos menos para presidente da república. Novamente saiu vitorioso, desta vez com uma votação significativa com 818 votos, pois foi o segundo mais votado entre os 15 vereadores eleitos, sendo que o primeiro somente com 08(oito) votos a mais.Nesse mandato foi Presidente da Comissão de Legislação e Justiça, foi eleito vice-presidente da Mesa Diretora para 1987/1988, exercendo a presidência em substituição ao Presidente em algumas ocasiões.  Nesse mandato através de seu requerimento que foi colocado energia elétrica nos povoados de Palmeirinha I e II, Pedras, Jataí, Peri-peri, Chapadinha e outros. Outros requerimentos foram aprovados solicitando: várias escolas na zona rural, melhoramento das estradas das regiões já citadas. Foi destaque com sua forma aguerrida de defender o PMDB e seus líderes, tanto que sempre ocupou uma vaga no Diretório do citado partido.

Foi eleito para seu terceiro mandato em 1992 para o mandato de 1993/1996 com 448 votos pelo Partido Democrático Cristão-PDC. Sua marca registrada assim como nos outros mandatos foi a luta em prol da zona rural. Neste mandato em especial a luta pela implantação do transporte de alunos da zona rural para as escolas da sede do município e da criação das escolas nucleadas dos distritos e povoados do município,melhorando assim a qualidade das escolas da zona rural.

Nesse período foi líder de governo na Câmara Municipal, onde demonstrou junto ao Prefeito Adélio Martins Campos muita força em sua representação e trabalho. Participou efetivamente de várias comissões permanentes, mas infelizmente faleceu em 12/05/1995, encerrando assim seu terceiro mandato. Antes de seu falecimento externou aos seus companheiros e familiares o desejo de eleger sua filha Dorinha Melgaço como vereadora, fato que foi realizado em 1996 com sucesso em detrimento ao trabalho do grande político que foi Geraldo Melgaço de Abreu.

4 COMMENTS

Comments are closed.