PROJETO NOROESTE EMPREENDEDOR É REFERÊNCIA PARA O BRASIL

Nesta manhã de terça feira, 14 de maio, A GRS de saúde recebeu em Unaí a delegação do Governo de Rondônia composta por técnicos da Agência Estadual de Vigilância em Saúde/AGEVISA/RO, da Secretaria de Estado da Agricultura (SEAGRI), da EMATER (RO) e técnico da ANVISA. Essa delegação visitou Unaí e nesta quarta feira vão está na cidade de Arinos, com o objetivo de conhecer a experiência de parcerias estabelecidas para o processo de inclusão produtiva com segurança alimentar e viabilidade econômica intitulado de Projeto Noroeste Empreendedor (NOE), no intuito de possibilitar à comitiva/equipe de técnica a construção de referenciais jurídicos e operacionais do Programa Estadual de Inclusão Produtiva para Segurança Sanitária de Rondônia – PRAISSAN/RO.

O motivo da visita é o trabalho realizado por uma rede de parceiros: AMNOR, CONVALES, SEBRAE, GRS/Unaí, entre outros em conjunto com as Prefeituras Municipais.

As ações do Projeto Noroeste Empreendedor para regularizar pequenas agroindústrias chamaram atenção de outros Estados Brasileiros. Unaí é o município com o maior número de agroindústrias (33) regularizadas seguido de Arinos (21).

José Juliano, Diretor da GRS, explicou que o Noroeste Empreendedor é resultado de parceria da GRS com as prefeituras, AMNOR, Associação dos Municípios do Noroeste de Minas, CONVALES, SEBRAE, EMATER/MG, UFVJM, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; e IMA instituto Mineiro de Agropecuária.

O Prefeito Branquinho e o vice Waldir Novais fizeram questão de irem à Gerência Regional de Saúde, recepcionar a Delegação Rondonense.

O Prefeito apresentou Unaí, falou das potencialidades do município, do trabalho feito com a agricultura familiar. “A agricultura familiar de Unaí já superou o primeiro obstáculo, são 33 agroindústrias com seus produtos certificados, a maior quantidade da região, agora é avançar na comercialização”, explanou o chefe do executivo.

Wanessa Ezak, da Agência Estadual de Vigilância Sanitária de Rondônia, agradeceu ao Prefeito Branquinho a receptividade para com a delegação. Disse que em Rondônia, sempre que se fala em certificação de produtos da Agricultura familiar, o exemplo de Unaí é mencionado, então decidiriam vir conhecer. Acrescentou que oficialmente tomaram conhecimento do exemplo bem sucedido de Unaí, pela própria ANVISA.

Dayane Fabrícia do CONVALES, Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste, destacou a importância do comprometimento dos prefeitos com o projeto. Fez questão de agradecer ao prefeito Branquinho, pelo apoio.

ESTA É A PROGRAMAÇÃO PREVISTA PARA A DELEGAÇÃO DE RONDÔNIA, NESTA TERÇA E QUARTA-FEIRA.

Dia 14/5, terça-feira (Unaí)

Das 8h às 8h30 – Acolhimento

Das 8h30 às 10h – Reunião do Comitê Gestor do Projeto Noroeste Empreendedor – Auditório da GRS/Unaí

Das 10h às 11h – Reunião com a Autoridade Sanitária da GRS/Unaí Vigilância Sanitária de Unaí e Vigilância Sanitária de Arinos.

Das 11h às 12h – Visita na Agroindústria Bela Vista de Processamento Mandioca.

Das 12h às 13h – Intervalo de almoço

Das 13h s 17h30 Visitas em:

Visitas Unaí

  • Agroindústrias familiar (Fábrica de laticínios, Abatedouro de aves e Entreposto de ovos)
  • Agroindústria Delícia (Processamento de Mandioca e Temperos)

Dia 15/5, quarta-feira (Arinos)

Das 8h às 9h – Reunião com o Serviço de Inspeção (SIM) em consorcio (CONVALES)

Das 9h às 10h – Visita a Fábrica de Laticínios João de Assuero

Das 10 às 13h – Visitas na Agroindústria “Engenho Santa Maria” processamento de Mandioca (Farinha) e cana-de-açúcar (Rapadura)

Das 13h às 14h Almoço

Das 14h às 15h Visita Agroindústria Mangues (Processamento de mandioca)

Das 15h às 16h Roda de conversa

16h encerramento.