ABERTURA OFICIAL DA 30ª EXPOAGRO DE BURITIS

Na manhã de sexta-feira, (21/06), aconteceu a cerimônia de abertura da 30ª Exposição Agropecuária de Buritis. O evento aconteceu no salão de eventos do parque de exposições. Autoridades municipais, além de vereadores, gerentes dos bancos, presidente de associações e produtores rurais prestigiaram a cerimônia, mais o que chamou a atenção, foi o desabafo do Prefeito Keny Soares que abriu o verbo ao dizer que na abertura que aconteceu no ano anterior estava repleta de Deputados que pleiteavam suas eleições e faltaram cadeiras para os parlamentares e já nesse ano ninguém apareceu para prestigiar a expoagro.

Marcelo Gaia, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Buritis

Nossa reportagem entrevistou Marcelo Gaia, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Buritis, confira o que o presidente disse sobre a expoagro e os 40 anos do sindicato de Buritis: “Eu fico muito feliz pelo sindicato estar fazendo 40 anos, um sindicato sólido que foi regido pelo meu pai, que ficou 27 anos na presidência do sindicato e também aos diretores que se empenharam e deram sustentabilidade a esse sindicato, o tornando forte com gente que quer construir, que quer ajudar o produtor rural e hoje temos esse grande parque de exposição e hoje está recebendo esta festa que é uma das maiores festas agropecuárias, tanto no âmbito de cantores famosos quanto no reconhecimento do povo, que vêm lotando aqui o nosso parque de exposição e também com grandes expositores, pois temos exposições de aves, ovinos, caprinos. Tudo isso me traz uma gratificação muito grande, para mim como presidente do sindicato.”

Quando perguntamos ele sobre a homenagem ao Délio, ex-presidente do sindicato, Marcelo fala: “É muito difícil falar sobre ele, pois ele é meu pai, mas hoje nós vamos fazer uma homenagem a ele, mas a homenagem maior será no sábado durante o rodeio, vou falar sobre a admiração que eu tenho por ele e que estamos ai tentando conservar o que ele deixou”. Afirmou Marcelo muito emocionado.

Raimundo Sawer Presidente das CAPUL

Raimundo Sawer Presidente das CAPUL, falou sobre a importância da presença da CAPUL, no evento: “Nós da CAPUL sempre estivemos muito juntos com este evento desde a época de Delio que fazia parte do conselho da CAPUL. A CAPUL aqui em Buritis tem uma grande participação dentre os produtores rurais que acham a viabilidade através dos negócios com a CAPUL, então nós não poderíamos deixar de estarem presentes em um evento desses que tem a representatividade dos sócios e de todos os produtores do sindicato rural de Buritis”. 

Sobre o Délio, Raimundo disse que ele foi um grande amigo e professor para ele confira: “Eu já fui presidente do sindicato lá de Cabeceira Grande e as nossas viagens, nós sempre fizemos juntos, para o Noroeste mineiro o Délio era muito bem conceituado lá em Belo Horizonte, ele sempre foi um grande parceiro e amigo”. Afirmou Raimundo.

Rufino, vice-prefeito de Buritis

Rufino, vice-prefeito de Buritis falou sobre a importância do evento para a cidade: “Esse é um evento de grande importância, pois nosso município é um município agrícola e pecuário então é de grande importância, pois nesse evento são apresentadas novas tecnologias e assim mais conhecimento para o produtor”. Sobre o homenageado, o Vice Prefeito, fez questão de destacar que ele era uma referencia e que dedicou muitos anos ao sindicato e também Delio, juntamente com ele foi vereador da cidade.

Prefeito de Buritis Keny Soares

Também entrevistamos o Prefeito de Buritis Keny Soares que disse:“Essa festa traz uma grande visibilidade para o nosso município, pois hoje nós possuímos uma tecnologia de ponta para a agropecuária, nosso rebanho tanto leiteiro quanto de corte é de grande destaque no Brasil, nós temos vários leilões de matrizes de gado aqui no município então isso traz visibilidade tanto para a área regional, quanto para o estado e o país. Logo a exposição tem que ser sempre feita através de parcerias, e a prefeitura sempre buscou fazer estas parcerias, com o sindicato, com empresas terceirizadas e com a cobertura de vocês da imprensa, com isso a gente faz o máximo possível para estar prestigiando e divulgando nosso município”. Já Sobre o Délio, ele disse: “Delio desde sempre foi uma pessoa muito importante para o crescimento de nossa cidade, pois ele fazia a exposição e o rodeio desde que aqui era vila Israel. Então a memoria do Délio sempre será o percussor dessa grande festa que somente traz para nossa cidade”. Afirmou o Prefeito.

Hoje você e sua família não podem perder o mega show com a cantora Cindia Moraes com os portões abertos.

Homenagem póstuma a Délio Prado Lopes