PREFEITO RECONHECE PROBLEMA NA PONTE ABDON SALGADO FILHO: MAIS ESTÁ TRABALHANDO PARA RESOLVER.

Nesta Segunda feira (01 de julho), O prefeito José Gomes Branquinho esteve na sede do DEER em Belo Horizonte, acompanhado pelo assessor do Deputado João Victor Xavier, mostrando à direção do órgão a gravidade do problema que hoje se encontra a Ponte Abdon Salgado Filho, inclusive com sugestões para a sua solução.

A Ponte Abdon Salgado Filho vem trazendo transtorno para os Moradores de Unaí a tempos. Há seis anos uma comissão parlamentar na época encabeçada pelo vereador Alino Coelho solicitou do DEER que averiguasse as avarias existentes decorrente do longo tempo de uso. Na época o DEER fez um levantamento que a ponte teria que ser reformada e que os custos passariam da casa de um milhão de reais. Mais o tempo se passou e o que aconteceu foi a assinatura de um convenio entre a prefeitura e DEER que foi assinado no dia 23 de setembro de 2015, passando a responsabilidade para o município de Unaí.

Na época o então Prefeito Delvito Alves, utilizou de argumento para a municipalização do trecho, que o Governo de Unaí não poderia promover todas as intervenções necessárias, como transforma o trecho numa avenida, exatamente para dar maior acessibilidade, no tráfego de veículos e criar espaços alternativos para pedestres e ciclistas. Mais até o momento nada foi feito na ponte e muito menos na duplicação do trecho que vai da ponte sobre o Rio Preto até o Mamoeiro e Santa Clara, o pior de tudo, que o DEER não quer receber de volta o trecho. Mais segundo informações o convênio vai vencer em outubro de 2020, logo após as eleições municipais.

A equipe do Portal Iluminar entrevistou o Prefeito José Gomes Branquinho, para saber o que foi dito na reunião no DEER e saber quais as atitudes que o município vai tomar sobre a ponte e também sobre o trecho da ponte até o Mamoeiro e Santa Clara confira: “Tem uma parte da ponte que foi feita em 1962, só passava um carro de cada vez, depois o ex-prefeito Adélio, fez a outra metade da ponte, agora passa dois carros simultaneamente. Então realmente tem uma parte que está comprometida, já tem mais de 6 anos que o DEER fez esse laudo. Só que de lá para cá a administração passada fez um convênio com o DEER. Desde janeiro de 2017, há dois anos e meio que nós estamos tentando devolver esse trecho, e fica aquela história que fala que filho feio não tem pai, e o pai que é o DEER não quer pegar para trás, mais a nossa conversa com o DEER é duplicar e iluminar até a Santa Clara e para deixamos claro que nós queremos ser parceiros para resolver essa questão, mas eles se comprometeram com nós, que virão aqui o mais rapidamente possível. Vai vir técnicos de Belo Horizonte da divisão de pontes do Estado, para fazer um novo estudo na ponte. Nós sabemos que o caso é muito preocupante, porque quando essa ponte foi feito era para caminhões de pequeno porte e carregavam poucas coisas, hoje são carretas que carregam muito mais, e passa duas carretas ao mesmo tempo e a ponte treme e é uma loucura. Após se feito esses estudos vamos ver o que pode se feito, agora é aguarda.” Afirmou o Prefeito a nossa Reportagem.

Quem garantiu ao prefeito Branquinho a realização da vistoria, foi o Chefe de Gabinete da Direção Geraldo do Departamento de Edificação e Estradas de Rodagem de Minas Gerais, Dr. João Baeta; e o Diretor de Manutenção do órgão, Dr. Marcos Antonio Frade, em audiência.

O prefeito Também visitou o DENIT e na oportunidade falou do projeto do anel viário e da travessia de nossa cidade. Segundo ele estão fazendo estudos para resolver algumas demandas que a população tanto anseia e muito em breve vai trazer mais informações.