9 ESPETÁCULOS, 8 GRUPOS DE TEATRO, 4 CIDADES ENVOLVIDAS EM 4 NOITES DE FESTIVAL DE TEATRO

A Cia. de teatro Pé na Estrada realizou nos dias 27,28, 29 e 30 de junho o II Festival Estudantil do Teatro Unaiense, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo o Unaí Encena 2019 teve início em janeiro desse ano com cursos de direção para artistas da cidade e iniciação teatral para estudantes do Ensino Médio. Teve a participação de oficineiros de Unaí, Brasília e Trindade-GO que ajudaram a diversificar ensinamentos, preparando os envolvidos para montagem dos espetáculos que participaram do Festival.

O evento contou com a participação de três espetáculos que foram montados durante o Projeto Unaí Encena 2019, tivemos também a apresentação CIRCUS da Cia. Contra Regra que é coletivo de artistas formado por atrizes e atores do projeto Unaí Encena 2018.

Além desses grupos de Unaí, tivemos a participação de espetáculos de outras cidades, vindo de Urucuia a Cia. de Teatro Grand Sertão com o espetáculo “Nós, e o rio”, de Paracatu o Grupo CÊNIKAS apresentou “Mancha Roxa- Espetáculo/Ensaio” e de Uberaba o ator Mário Cortês estreou o monólogo Confins, e apresentou também o solo O Barqueiro. E para encerrar a mostra, a Cia. de Teatro Pé na Estrada apresentou A GAIVOTA: UMA DESMONTAGEM UNAIENSE.

O público lotou o salão CEPASA em todas as noites para conferir o festival que no Domingo premiou o melhor em cada categoria. Segue abaixo lista dos vencedores:

Melhor Atriz:

Ana Carolina- Bernarda- Grupo Hipólita (O Porão de Bernarda Alba)

Melhor Atriz Coadjuvante:

Maria Eduarda- La Poncia- Grupo Hipólita (O Porão de Bernarda Alba)

Melhor Ator:

Danilo Victório – Bufo- Cia. Mulambo (Caravana)

Melhor Ator Coadjuvante:

Natanael Naasson- Cristóvão- Grupo Hipólita (O Porão de Bernarda Alba)

Melhor Iluminação:

Cia. Mulambo (Caravana)

Melhor Sonoplastia:

Grupo Hipólita (O Porão de Bernarda Alba)

Melhor Maquiagem:

Grupo Hipólita (O Porão de Bernarda Alba)

Melhor Cenário:

Cia. Mulambo (Caravana)

Melhor Figurino:

Grupo Hipólita (O Porão de Bernarda Alba)

Melhor Dramaturgia:

Grupo Hipólita (O Porão de Bernarda Alba)

Melhor Direção:

PhilipeGottelib – Grupo Hipólita (O Porão de Bernarda Alba)

Melhor Espetáculo:

O Porão de Bernarda Alba- Grupo Hipólita

André Campos da Cia. Pé na Estrada relatou que os objetivos do projeto era resgatar os Festivais de Teatro Estudantil, que ele entende como uma tradição em nossa cidade, e fundar novos grupos teatrais com uma formação de qualidade. Segundo André os objetivos foram alcançados e em breve a população unaiense deve ser privilegiada com uma constante apresentação do trabalho dos participantes deste ano no projeto Unaí Encena.

Esse encontro de artistas não ficou só no CEPASA, após as apresentações os artistas visitantes foram para o Teatro de Quintal onde fizeram um acampamento, e puderam ter contato com apresentações de Teatro de Lambe- Lambe, que é uma modalidade do teatro em miniatura genuinamente brasileira. Nas noites de sexta (28/06) e sábado (29/06) teve apresentações da caixeira Kika Moraes da Excêntrica Família Firula que deixou todos presentes de boca aberta com essa arte tão linda.

O Teatro de Quintal

A Cia. abre as portas de sua sede para receber espetáculos de outros grupos para se apresentarem, com o objetivo de mover a cena teatral de Unaí, manter os grupos em atividade e formar um público de teatro. O Teatro de Quintal terá um espetáculo por domingo de julho até setembro, ficando assim a agenda de julho:

07 de julho:Cia. Contra Regra- Unaí

Espetáculo :CircUs

Direção: Victor

Horário: 20h

Ingresso: 10$

14 de julho: Cia. de Teatro Pé na Estrada – Unaí

Espetáculo :Alice´s- estamos todos loucos aqui

Direção: André Campos

Horário: 20h

Ingresso: 10$

21 de julho: Cia. Os banguelas- Unaí

Espetáculo :Tetelestai

Direção: Lívia Vitória

Horário: 20h

Ingresso: 10$

28 de julho: Cia. Contra Regra e Cia de Teatro Pé na Estrada- Unaí

Espetáculo :Eu piro, tu pira, ele Pirandello

Direção: PhilipeGottelib

Horário: 20h

Ingresso: 10$

Texto e Fotos : Assessoria de Comunicação- Cia. Pé na Estrada.