PORTAL ILUMINAR HOMENAGEOU OS MELHORES POLÍTICOS DO NOROESTE 2019

A edição dos melhores do ano no segmento político homenageou nesta sexta-feira, dia 2, políticos de Unaí e de todo o Noroeste Mineiro. O evento foi promovido pelo Portal Iluminar.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas os homenageados vereadores Ilton Campos, Vereador Eugênio Ferreira, vereador Pedro Adjuto, vereador Tião Do Rodo, vereador Jesué Araujo, Vereador Carlos Machado de Paiva, Vereador Luiz George, vereador Joaquim de Salviano, Vereadora Lívia Bezerra Matos, Prefeito Ronaldo Ferreira de Morais de Uruana de Minas, Deputado Estadual Inácio Franco (representado por Danilo Lucas Alvim), Deputado Federal José Silva (Representado por Thiago Martins).

 “Esta é uma noite memorável para todos nós, organizada com carinho e zelo. Sentimo-nos honrados com a presença de todos vocês. Gostaria de expressar nossa alegria em poder homenagear os ganhadores “MELHORES POLÍTICOS DO NOROESTE”. Só quem recebe sabe o valor que ele tem o valor que tem o reconhecimento da população”, afirmou Robismar Pereira.

O troféu desse ano levou o nome de Geraldo Melgaço de Abreu. Acostumado à militância política desde cedo e contribuiu para sua participação na redemocratização do país, seguindo o exemplo de seu pai e familiares. Político atuante principalmente em defesa das regiões da Zona Rural, combativo, sério em suas decisões e acima de tudo muito claro em suas ações em defesa dos produtores rurais. Foi liderança importante da Zona Rural no período de abertura política quando o então prefeito Sant’Clair Martins Souto. E foi com essa valorização e representação que o Prefeito o atendia que resolveu candidatar-se pela segunda vez em 1982, momento importante de abertura política para o país, pois era a primeira eleição direta para todos os cargos menos para presidente da república. Novamente saiu vitorioso, desta vez com uma votação significativa com 818 votos. Nesse mandato foi Presidente da Comissão de Legislação e Justiça, foi eleito vice-presidente da Mesa Diretora para 1987/1988, exercendo a presidência em substituição ao Presidente em algumas ocasiões.  Nesse mandato através de seu requerimento que foi colocado energia elétrica nos povoados de Palmeirinha I e II, Pedras, Jataí, Peri-peri, Chapadinha e outros. Outros requerimentos foram aprovados solicitando: várias escolas na zona rural.

Foi eleito para seu terceiro mandato em 1992 para o mandato de 1993/1996 com 448 votos pelo Partido Democrático Cristão-PDC. Sua marca registrada assim como nos outros mandatos foi à luta em prol da zona rural. Neste mandato em especial a luta pela implantação do transporte de alunos da zona rural para as escolas da sede do município e da criação das escolas nucleadas dos distritos e povoados do município, melhorando assim a qualidade das escolas da zona rural.

Nesse período foi líder de governo na Câmara Municipal, onde demonstrou junto ao Prefeito Adélio Martins Campos muita força em sua representação e trabalho. Participou efetivamente de várias comissões permanentes, mas infelizmente faleceu em 12/05/1995, encerrando assim seu terceiro mandato. Antes de seu falecimento externou aos seus companheiros e familiares o desejo de eleger sua filha Dorinha Melgaço como vereadora, fato que foi realizado em 1996 com sucesso em detrimento ao trabalho do grande político que foi Geraldo Melgaço de Abreu.

Fotos: Alan e Juliana.