CPI DA SAÚDE: VEREADORA SHILMA NUNES E COLEGAS VEREADORES APURAM INFORMAÇÕES DOS MÉDICOS DO CASO MAGNA MARTINS DE FARIA.

Aconteceu no dia, 27 de agosto de 2019, a 5ª Reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal de Unaí (MG). Comissão essa constituída pela Portaria do Legislativo de nº 4141 de 20 de maio de 2019, fazendo parte desta comissão o Vereador Ilton Campos, presidente da comissão, os vereadores Shilma Nunes, Eugênio Ferreira, Valdir Porto e Paulo Arara. A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), tem o intuito de esclarecer fatos relatados por usuários do Sistema único de Saúde (SUS) e possíveis irregularidades na saúde de Unaí, como o caso da senhora  Magna Martins Farias, mãe de dois filhos, casada com Geraldo Araújo Mesquita,  moradora do Bairro Iuna, que, após fazer uma cirurgia eletiva para tirar o útero em hospital particular terceirizado pelo município de Unaí, teve alta, passou mal,e foi levada para o hospital municipal, onde passou por mais uma  cirurgia,  este por não ter UTI, encaminhou para o Hospital de Patos de Minas, onde a mesma veio a óbito, no dia 12 de Março de 2019.

O Presidente iniciou a reunião as: 12h:40min. Registrado quórum regimental, o Presidente declarou aberta a reunião e determinou a oitiva dos Senhores: Evaldo Alcebíades, Ian Hernandez, Poolo Marques Fernandes e Reinaldo Durães, com a lavratura dos respectivos termos para juntada aos autos do processo. O Presidente esclareceu que seria ouvido primeiramente o Doutor Reinaldo Durães em razão da justificativa protocolizada e pediu aos demais depoentes que se retirassem do Plenário e se dirigissem a outra sala para aguardarem o convite para prestarem seus depoimentos. Foi obedecida a seguinte ordem para as oitivas: Dr. Reinaldo Durães, Dr. Ian Hernandez, DR. Poolo Marques Fernandes e Evaldo Alcebíades coordenador da central de regulação do município.

Também foi constatada a presença dos prepostos da Empresa RCS Eirelli, Doutora Mariane Santos Parreiras Tarabal e Senhor Matheus M. Martins, bem como do advogado Dr. Paulo de Sousa Montenegro, Advogada Caroline Beatriz Resende, a procuradora do depoente Poolo Marques Fernandes. Constatado ainda a presença dos familiares da vítima Magna Martins.

O Procurador da Empresa RCS Eirelli requereu verbalmente a cópia dos depoimentos colhidos durante a reunião o que foi deferido pelo Presidente. E entregue logo em seguida.

A vereadora Shilma Nunes questionou os depoentes e reforçou sua indignação e posição em identificar a verdade dos fatos.

Na próxima quarta feira dia 11/09 ás 14h no plenarinho, terá nova reunião para identificar quem será convocado e demais desdobramentos.

Depoimento Reinaldo Durães

Depoimento Dr. Ian Hernandez

Depoimento Dr. Poolo Marques Fernandes