Há alguns dias atrás, o Portal Iluminar lançou uma enquete perguntando para a população do Município de Unaí, SE ELEIÇÃO FOSSE HOJE, QUEM VOCÊ VOTARIA PARA PREFEITO DE UNAÍ MG? Porém antes de apresentar os vencedores é necessário entender a importância de exercer o direito do voto nas urnas.

Em muitos casos, a crítica à representatividade indica uma limitação dessa forma de organização, que exclui da participação política direta a maior parte dos cidadãos, afastando-os desse tipo de prática, que se limitaria a votar apenas em certos períodos, em candidatos previamente escolhidos por agremiações. Nesse sentido, nos intervalos das eleições, os cidadãos ficariam afastados das decisões políticas, já que delegariam essa função a seus representantes. Os vários posicionamentos nos debates demonstram a importância do voto na prática política em nossa cidade.

A nossa enquete não tem valor científico. É apenas uma ferramenta para ampliar a interatividade e a participação dos unaienses no site Portal Iluminar. O sistema é monitorado por IP e cookie, sendo que cada participante vota uma só vez.

Vamos ao resultado, quando perguntamos: SE ELEIÇÃO FOSSE HOJE, QUEM VOCÊ VOTARIA PARA PREFEITO DE UNAÍ MG? O resultado foi o seguinte: THIAGO MARTINS  com 29% com um total de 1.401 votos ficou em primeiro lugar por conta de 4 votos a mais que o segundo lugar, em seguida veio o Prefeito atual do município José Gomes Branquinho com 29% com um total de 1.397 votos e Terceiro lugar Edimilton Andrade  com 17% com um total de 836 votos, em quarto lugar Major Elias com 15% dos votos com um total de 724 votos e em seguida Padre Simoniades com 5% dos votos com um total de 219 votos  e mesmo afastado a tempos da Política com 4% dos votos Paulo Melo fechou a enquete com 212 votos.