ELEIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE UNAÍ, “PAU QUE DAR EM CHICO, NÃO DAR EM FRANCISCO BRANCO”.

Os registros das Chapas para a eleição para presidente da Câmara Municipal de Unaí, encerrou o prazo nesta terça feira, 19 de novembro. Chapas essas para concorrer a eleição da mesa diretora da Câmara no exercício de 2020 ou seja, a última composição de mesa desta legislatura. A eleição vai ocorre conforme determina o regimento Interno da Casa no dia 02 de dezembro de 2019.

O clima que estava em harmonia aparentemente mudou nas últimas horas de composição das chapas para as eleições. Clima esquentou tanto que sai dos bastidores do legislativo e foi parar nos grupos de WhatsApp da cidade de Unaí.

Após uma suposta mensagem do Ilustre Prefeito para os vereadores de sua base eleitoral os boatos esquentaram nos bastidores da Câmara. Segundo o vereador que repassou a nossa reportagem, o Prefeito de Unaí havia repassado via aplicativo para os vereadores, a seguinte mensagem: Caros Vereadores, Alino; Carlinhos; Diego; Olímpio; Paulo; Silas; Tião; Valdir; Waldimix e Vereadora Andréa, boa noite. Tô aqui pensando em tudo que conversamos nesses dias e em uma forma de fazermos um bom entendimento. Vocês têm me ajudado muito, contribuído decisivamente para o bom desempenho do nosso Governo. O registro da chapa (Carlinhos, Silas, Valdir e Diego) foi precipitado e inoportuno. Ainda há tempo para construirmos o entendimento entre vocês e assim dar continuidade às nossas parcerias. Nesses dias falamos muito na necessidade de darmos oportunidade a todos, de forma a valorizar o mandato de todos. Quem já foi, cede espaço para outro. Assim, o Alino, o Olímpio, o Carlinhos e o Valdir não repetiriam cargos, abrindo oportunidade para outro. O Cargo de segundo secretário é de pouca representatividade, logo, não temos aí maiores interesses. Nesse sentido, não há restrição ao nome do Diego. No princípio da rotatividade, a Vice fica bem com o Vereador Silas, sem maiores contestações. Na Presidência e na primeira Secretaria, hoje com o Carlinhos e o Valdir, concentram os interesses, as divergências. Dessa forma, o entendimento passa pelo bom senso, pela substituição dos nomes registrados por companheiros que, atualmente, estão fora da mesa (Andréa, Paulo, Waldimix ou Tião.) Sinceramente, contamos com a compreensão de vocês, na esperança de que tudo se acerte e que tenhamos muita harmonia no próximo ano. TEMOS ABSOLUTA CERTEZA DE QUE O QUE MAIS IMPORTA É O PROCESSO ELEITORAL DO PRÓXIMO ANO, A REELEIÇÃO DE TODOS.18 – 11 – 2019 Prefeito Branquinho e Vice-Prefeito Waldir. ” Esse é o texto que chegou através de um print de uma conversar com o vereador que nos repassou. Gostaríamos de deixar claro que a mensagem foi redigida da forma que foi envidada para o vereador, portanto onde se escreve Waldimix com W o correto seria Valdmix com V.

Suposta mesagem do Prefeito para os vereadores

Mais analisando a mensagem recebida pelo o vereador. O Prefeito não poderia sair candidato a prefeito nas próximas eleições, pois segundo a própria mensagem deveria deixar para quem ainda não foi eleito. Mais já viu aquele ditado, “PAU QUE DAR EM CHICO, NÃO DAR EM FRANCISCO BRANCO”. E nessa vida o esperto é aquele que não nasceu ainda. 

Entramos em contato com assessor Junei Martins via aplicativo de WhatsApp e o mesmo nos repassou a seguinte Resposta: hoje terça-feira, ele está em BH, a convite do Governo do Estado para tratativas com o Secretário de Infraestrutura e Saúde, mas amanhã estará de volta. Eu não estou acompanhando o nessa viagem. De forma, que infelizmente, não haverá como responder até o deadline que você estabeleceu”. Afirmou Martins, Mais para os nossos leitores ficarem mais informados. O contato com o assessor aconteceu às 12:hs39 minutos e a resposta foi ás 15hs07 minutos. Mais mesmo assim deixamos o espaço para resposta futuras em aberto para o Prefeito se caso queira.

Voltando para a eleição da mesa Diretora da Câmara de Unaí, confira as chapas registradas:

CHAPA COMPLETAS

CARLINHOS DO DEMÓSTENES PARA PRESIDENTE, SILAS PROFESSOR PARA VICE-PRESIDENTE, VALDIR PORTO PARA PRIMEIRO SECRETÁRIO E PROFESSOR DIEGO PARA SEGUNDO SECRETÁRIO.

O vereador e presidente atual Carlinhos Demóstenes registrou a chapa completa, sendo: CARLINHOS DO DEMÓSTENES PARA PRESIDENTE, SILAS PROFESSOR PARA VICE-PRESIDENTE, VALDIR PORTO PARA PRIMEIRO SECRETÁRIO E PROFESSOR DIEGO PARA SEGUNDO SECRETÁRIO.   

PAULO ARARA PARA PRESIDENTE,EUGÊNIO FERREIRA VICE-PRESIDENTE, SHILMA NUNES PRIMEIRO SECRETARIO E PETRÔNIO NEGO ROCHA SEGUNDO SECRETÁRIO.

CHAPA INDIVIDUAL PARA PRESIDENTE

A VEREADORA ANDRÉA MACHADO, REGISTROU CHAPA INDIVIDUAL PARA PRESIDENTE.

O VEREADOR PAULO CESAR, REGISTROU CHAPA INDIVIDUAL PARA PRESIDENTE.  

VEREADOR OLÍMPIO ANTUNES REGISTROU A CHAPA INDIVIDUAL PARA PRESIDENTE. 

PARA PRIMEIRO SECRETARIO INDIVIDUAL

VALDMIX DA SILVA REGISTROU PARA PRIMEIRO SECRETÁRIO CHAPA INDIVIDUAL

Como foi registrado chapa individuais dependendo a votação no dia 02 de dezembro se caso uma das chapas individuais ganhe a eleição pode acontecer uma nova eleição para completar a mesa diretora. Agora é aguardar as negociações acontecer nos próximos dias para sabermos o desfecho de tudo.