Ação conjunta entre 28º BPM, 30º BPM e PMGO culmina na prisão de rapaz suspeito de roubo em Unaí e latrocínio no Distrito Federal

Em Unaí 05 de maio de 2020, os policiais militares integrantes da Patrulha Rural desencadearam diligências para localizar um rapaz de 21 anos envolvido em crimes no município e no Distrito Federal.

Esse rapaz é suspeito de envolvimento em dois crimes, o primeiro de um homem de 78 anos vítima de latrocínio no dia 20 de março, no Núcleo Rural do Paranoá. A vítima foi amarrada e esfaqueada. Em seguida, criminosos jogaram o corpo dele em uma cisterna (Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br).

O segundo crime foi no dia 07 de abril de 2020, um roubo ocorrido em um lote no Projeto de Assentamento Bálsamo (70 km da área urbana de Unaí), no qual esse rapaz juntamente com um comparsa pegaram uma mulher de 51 anos pelo pescoço e colocaram uma faca em seu peito, roubando a quantia R$ 1.740 em dinheiro e uma espingarda calibre.

Os militares deslocaram até Cabeceira do Goiás-GO onde receberam informações que o rapaz estaria escondido no Distrito de Monte Rei no município de Montalvânia-MG (distante aproximadamente 436 km de Unaí).

A Guarnição PM fez contato com os policiais militares do 30º Batalhão da Polícia Militar – 30º BPM de Montalvânia e repassou as informações sobre o rapaz (Nome completo e o possível local para encontrá-lo). De posse das informações, durante batida policial pelas ruas do Distrito de Monte Rei, os militares abordaram o alvo das denúncias e através de consulta dos dados pessoais no sistema informatizado foi constado um mandado de prisão em seu desfavor expedido pela 2ª Vara Criminal do Paranoá-DF.

O rapaz foi preso e encaminhado para a delegacia de Polícia Civil de Januária-MG para as demais providências.

28º BPM TEVE O MÊS DE ABRIL COM MENOR NÚMERO DE CRIMES VIOLENTOS DOS ÚLTIMOS 06 ANOS

Os crimes classificados como violentos são homicídio (tentado e consumado), estupro (tentado e consumado), roubo consumado, roubo tentado, extorsão mediante sequestro e sequestro e cárcere privado.

Tais crimes, em razão da violência e grave ameaça com que são perpetrados, são os que mais impactam negativamente na sociedade.

Este resultado positivo foi apresentado na tarde desta terça-feira, 05 de maio de 2020, onde se registrou apenas 17 crimes violentos em todo o mês de abril do corrente ano. O resultado alcançado deve-se a excelência na qualidade do trabalho policial, diuturnamente exercido pelos policiais militares na realização de operações policiais voltadas para a prevenção criminal em pontos estratégicos dos municípios, garantindo a segurança pública e evitando assim crimes contra a pessoa e ao patrimônio.

Desde a eclosão dessa pandemia, o 28º Batalhão da Polícia Militar – 28º BPM tem contado com o reforço valoroso de policiais militares lotados na administração da 16ª Região de Polícia Militar – 16ª RPM, o que contribuiu sobremaneira para que esse resultado fosse alcançado.

Graças a este esforço conjunto em ações ostensivas, preventivas e repressivas, onde a Polícia Militar realizou ocupações de zonas quentes de criminalidade, policiamento na área comercial, treinamento das equipes do Policiamento Ostensivo, Tático Móvel, Patrulha Rural, GPMOR e o trabalho do Setor de Inteligência, percebe-se que a sensação de segurança tanto objetiva quanto subjetiva cada vez mais é perceptível em nossa área de responsabilidade.

Este resultado alcançado deve ser compartilhado, também, com o envolvimento e a participação da sociedade ordeira, contribuindo com a segurança pública através das Redes de Vizinhos Protegidos, Comerciantes, Taxistas, Postos de Combustíveis, Propriedades Rurais, Hotéis e Bancos, bem como denúncias anônimas qualificadas através do telefone de emergência – 190 e pelo Disque Denúncia Unificado – 181.

O 28º BPM atualmente é responsável pelo policiamento em 12 municípios do Noroeste de Minas, Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Dom Bosco Formoso, Natalândia, Riachinho, Unaí, Uruana de Minas e Urucuia, totalizando uma malha de cobertura de 34.456 km².