UNAÍ-MG/COVID-19: ATUALIZAÇÃO EM 28/5/2020, QUINTA-FEIRA (63) casos confirmados

25 novos casos lançados no Boletim de hoje, mas 16 desses casos, já estão curados!

24 desses novos casos, decorrem da testagem em massa feita nos funcionários da empresa, que também emprega os 9 casos positivos que fizemos referência no texto anexo do boletim de ontem.

Esses são resultados de testes rápidos.

O teste rápido, quando POSITIVO, indica a presença de anticorpos IGG ou IGM.

Quando o anticorpo é IGG, significa que o paciente em algum momento, teve contato com o Covid, mas não está mais ativo no organismo. Se estiver sem sintomas, é “considerado curado”.

Essa é a situação de 16 novos resultados positivos, eles são IGG POSITIVO. Ou seja, já estão curados.

Os outros 8 resultados, são IGM POSITIVO, ou seja, está com o vírus ativo nesse momento.

Esses 8 funcionários com resultado positivo não apresentam nenhum sintoma, estão isolados e monitorados.

O laboratório particular contratado pela empresa terminou hoje, quinta-feira, 28/5, a coleta de material dos 266 funcionários que ocupavam o hotel onde surgiu o primeiro caso positivo.

Desses 266 funcionários, já saiu o resultado de 68, entre os quais estão os positivos aqui noticiados.

A previsão é que amanhã, 29/5, divulguem-se os resultados dos exames restantes.

Denise Oliveira, Secretária da Saúde de Unaí, informou que é natural que testagens em massa, resultem imediatamente no aumento do número de casos. “Se fizermos uma testagem em massa em toda a população de Unaí, como essa feita nesse grupo de 266 pessoas, é natural que vamos aumentar o número de casos. Entre esses que resultaram positivo, tem gente que só soube do contato com o vírus em razão do exame, tiveram contato com o vírus, sem nenhum sintoma, sem desconforto algum”, disse.

A equipe da Prefeitura iniciou busca em toda a cadeia de fornecedores para a empresa em Unaí.

AJUDA DO ESTADO

Denise Oliveira entregou hoje, um ofício à Gerência Regional de Saúde, GRS, onde pede da Secretária de Estado da Saúde, suporte técnico e apoio para ações epidemiológicas.

Na reunião extraordinária do Comitê Municipal de Saúde realizada na tarde de hoje, os representantes da GRS participaram.

José Juliano, Gerente Regional de Saúde, comprometeu-se a encaminhar a demanda apresentada por Unaí.

QUEM PAGA ESSES EXAMES DOS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA?

A própria empresa arca com esses custos, e com a manutenção de uma equipe de saúde, com médico e outros profissionais, que atuam no enfrentamento à Covid.

HAVERÁ MUDANÇAS NOS DECRETOS DE ENFRENTAMENTO À COVID EM UNAÍ EM RAZÃO DOS NOVOS CASOS?

Tanto avançar nas medidas como retroceder, são opções que podem ser adotadas pela Prefeitura na defesa da Saúde dos unaienses.

O prefeito acompanha de perto a atuação dos técnicos da área da Saúde e vai avaliar, se necessário, a adoção de novas medidas.

SÃO 25 NOVOS CASOS. QUEM É O 25º. CASO POSITIVO NOTICIADO HOJE?

Trata-se de uma mulher, 45 anos de idade, encontra-se medicada, isolada e monitorada, em casa. Apenas um sintoma, febre. Sua contaminação não tem relação com os funcionários da empresa.

TRASMISSÃO COMUNITÁRIA

A Prefeitura reforça ainda mais a recomendação para o uso de máscara, o distanciamento social de 2 metros, e a regular higienização das mãos com água e sabão, ou álcool em gel.