UNAÍ-MG/COVID-19: ATUALIZAÇÃO DESTA SEGUNDA-FEIRA, 8/6/2020.

PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL, COM RESULTADO POSITIVO PARA COVID-19

O caso chegou ao conhecimento da Secretaria da Saúde, na tarde de sábado, 6/6. A secretaria da Saúde não foi informada, na ocasião, que a paciente era professora efetiva da rede municipal de ensino.

Esse teste positivo decorreu do atendimento da professora, num consultório particular, que solicitou o exame feito por um laboratório particular.

A Secretaria da Saúde fez contato com a paciente na tarde de sábado mesmo. Passou a monitorá-la desde então.

Como resultado do monitoramento, a equipe da saúde constatou que a paciente, no final de semana mesmo, viajou para Brasília.

A Secretaria Municipal de Saúde comunicou à Gerência Regional de Saúde, GRS, que a pacente fora para Brasília.

Nesses casos, por se tratar de outra Unidade Federativa, cabe à Secretaria de Estado da Saúde Minas Gerais, comunicar o fato ao respectivo órgão do GDF, para que o monitoramento da paciente seja feito no Distrito Federal.

ATIVIDADES SUSPENSAS NA ESCOLA

No domingo, 7/6, a Secretaria da Saúde soube, por meio do Secretário de Educação, professor Geraldo Magela, que referida paciente era professora da Rede Municipal.

A Secretaria Municipal de Saúde obteve orientação na Gerência Regional de Saúde, GRS, quanto aos procedimentos a serem adotados em referência à escola onde a professora leciona.

O Secretário de Educação foi comunicado na tarde de hoje, da necessária suspensão das atividades nas dependências da escola, por 14 dias, a partir de quarta-feira, 3/6/2020.

A suspensão é a partir de quarta-feira, porque na quinta-feira, 4/6, a professora já estava de atestado médico.

A Escola vai retomar as atividades na quarta-feira, 17/6/2020.

A entrega de apostilas que estava agendada na escola para hoje, 8/6/2020, foi adiada para data a ser divulgada.

ISOLAMENTO DOMICILIAR MONITORADO

Os profissionais que compartilharam com a professora, o mesmo ambiente de trabalho, devem cumprir isolamento domiciliar por 14 dias, a contar de quarta-feira, 3/6.

Nesta terça-feira, 9/6, cada professor receberá na própria casa, uma notificação formal com orientação para o isolamento domiciliar, que será monitorado até o seu término.

Professores que apresentarem sintomas farão o teste rápido, depois de 7 dias de sintomas.

PROFESSORES DEVEM USAR MÁSCARA E MANTER DISTANCIAMENTO SOCIAL

O uso de máscara, o distanciamento social de dois metros, a frequente higienização das mãos com água ou sabão e álcool em gel, que a Prefeitura recomenda à população em geral devem ser observados tanto por professores, quanto demais servidores municipais no exercício de suas atividades, para um grau maior de proteção a si, e aos próprios familiares.

TESTES RÁPIDOS DE COMERCIÁRIOS

A equipe da Secretaria da Saúde acompanha de perto todos os novos casos notificados. Com relação aos casos dos comércios que fizemos referência na semana passada.

O comércio que iria testar os funcionários, testou. Resultaram 9 positivos. Todos colocados em isolamento domiciliar. Ou seja, ao todo, esse comércio teve 11 funcionários com resultado positivo para Covid-19, todos afastados.

DIVERGÊNCIAS ENTRE O NÚMERO CONSTANTE DO BOLETIM DA PREFEITURA DE UNAÍ E DO ESTADO

Lançamentos em duplicidade, segundo a Secretaria da Saúde Denise Oliveira, esse pode ser o motivo da divergência entre os dados do Boletim da Prefeitura de Unaí, e do Governo do Estado.

Segundo Denise, a equipe da Epidemiologia da Secretaria da Saúde, está confrontando lançamento por lançamento dos casos positivos, e já encontrou lançamentos em duplicidade constantes no Boletim do Estado.

A Secretaria de Estado da Saúde, será oficiada com relação a essas duplicidades apontadas pela equipe da Epidemiologia.

ALGUM ÓBITO NO HMU, HOJE, SEGUNDA-FEIRA, 8/6/2020, SUSPEITO DE COVID-19?

Não.

Houve apenas um lamentável óbito em Unaí por suspeita de Covid-19, noticiado no sábado, 6/6. O paciente não residia em Unaí.

DENGUE

Apesar de todos esforços da Prefeitura de Unaí, com aplicação, inclusive de Fumacê, apesar do esforço de muitos cidadãos conscientes, a dengue continua a fazer vítimas.

A melhor forma de combate: evite na sua casa, recipientes que acumulem água e podem virar foco do mosquito da dengue.