MÉDICOS DO HOSPITAL SANTA HELENA UNAÍ PARTICIPAM DE CURSO DE ATUALIZAÇÃO E DIVULGAM DICAS DE CUIDADOS DE HIGIENIZAÇÃO

O combate à contaminação pelo Covid-19 mudou a rotina mundial. Unaí e região também vem sentindo as modificações e se adaptando.

Para combater uma pandemia, uma das principais ferramentas é a INFORMAÇÃO! O grupo de médicos do Hospital Santa Helena Unaí vem divulgando formas eficazes para população evitar o contágio.

“Quem pode manter a quarentena e ficar em casa, cuida não só de si próprio, mas também do outro. Já quem precisa sair, deve ficar atento à higienização e distanciamento mínimo de outras pessoas, de 1,5m”, destaca Dr. Rodrigo Conti, médico intensivista e diretor clínico e técnico do Hospital Santa Helena.

A Higienização correta das mãos é essencial para evitar o contágio. Confira as dicas:

 

Outro aliado nessa luta é uso da máscara, que passou a ser obrigatório. É possível fazer a sua de forma caseira, utilizando lenços e tecidos.

A máscara deve cobrir o nariz e a boca por completo. É importante sempre colocá-la com as mãos limpas e evitar tocá-las durante o uso.

 

1) Entre os tecidos recomendados pela OMS está o saco para aspirador, poliéster 55% com algodão 45% e algodão 100%.

2) O formado do tecido, em média, deve ter 50cm x 50 cm, é importante que cubra o nariz e a boca por completo.

3) Para que a sua máscara fique com tecido duplo, estenda o tecido, dobre e depois dobre novamente.

4) Pegue dois elásticos, coloque nas laterais deixando um espaço igual nos dois lados.

5) Dobre as partes que ficaram do lado de fora do elástico no sentido para dentro.

6) Puxe o elástico para que você consiga colocar atrás da orelha. Lembre-se, a máscara deve ser de uso pessoal e precisa ser higienizada de 2 em 2 horas ou antes, caso ela esteja úmida.

A máscara é uma barreira para que o usuário não espalhe gotículas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta que o acessório oferece uma sensação de falsa segurança e deve ser utilizado como um cuidado extra, sem eliminar outras medidas preventivas como a de manter o distanciamento social e higienização das mãos.

“Os cuidados não devem ser deixados de lado. Entendemos que a quarentena vem se estendendo, porém é essencial que a população se mantenha vigilante”, reforça Dr. Rodrigo Conti.

A equipe também está investindo em conhecimento. Os médicos do HSH Unaí receberam um treinamento exclusivo para atualização dos procedimentos para tratamento dos pacientes com Covid-19 e mantem o progresso constante.

Equipe do Hospital Santa Helena em treinamento de atualização para tratamento dos pacientes com Covid-19.

Diferentes iniciativas estão sendo realizadas para oferecer o mais eficiente tratamento e proteger a população, pacientes e colaboradores.

O primeiro andar do Hospital Santa Helena Unaí foi direcionado aos casos suspeitos de contaminação por Covid-19, uma barreira de sala semi-intensiva foi montada com 4 leitos e a equipe segue se atualizando constantemente para promover o mais atual e eficaz tratamento.