Jornada de 10 dias com mentorias online ajuda empresários a ingressarem ou ampliarem a sua presença digital.

A crise provocada pelo novo coronavírus atingiu em cheio os pequenos negócios, que tiveram que se reinventar para continuar no mercado. Neste momento, o uso das tecnologias digitais se tornou mais importante do que nunca. De acordo com a 4ª edição da pesquisa “O Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios”, em Minas Gerais, das pequenas empresas que continuam em funcionamento no mercado, 36,3% estão fazendo uso de ferramentas digitais. Outras 15,9%, no entanto, afirmam que não têm estrutura para usar tecnologias digitais. A pesquisa foi realizada pelo Sebrae entre os dias 29 de maio e 2 de junho.

Outro dado que chama a atenção é que, dos empresários mineiros que conseguiram aumentar as suas vendas durante a crise (que são minoria, apenas 4,2% do total de empresas do estado), 57,7% afirmam que passaram a vender mais online. Para apoiar os empreendedores que desejam ingressar ou expandir a sua presença no ambiente online e aprender sobre o uso de ferramentas digitais para impulsionar os negócios, foi lançado o programa Up Digital Sebrae. Em Minas Gerais, cerca de 280 empresas já se cadastraram para serem atendidas pelo programa. Outras empresas interessadas em participar podem fazer a pré-inscrição, gratuitamente.

Ao longo de uma jornada de aceleração de 10 dias, os empresários participam de encontros coletivos e mentorias individuais sobre tecnologia e marketing digital direcionadas para o negócio. Eles são divididos em pequenos grupos fechados no WhatsApp, de acordo com o segmento e a maturidade digital do negócio, ou seja, o nível de aplicação das tecnologias digitais no dia a dia da empresa para promoção e vendas.

“Além dos encontros coletivos e individuais, os participantes ficam no grupo por 10 dias, então eles têm a oportunidade de compartilhar práticas, dúvidas e dores com outros empresários do mesmo segmento que eles. É uma experiência de imersão muito rica”, destaca a analista de Inovação e Competitividade do Sebrae Minas, Carla Gobb.

RESULTADOS NA PRÁTICA

A empresária Leilane Sena, do Aquarela Brechó, em Contagem/MG, participou da terceira turma do programa e conta que o Up Digital trouxe ganhos significativos para o seu negócio. “Passei a planejar de forma mais eficaz e efetiva o marketing do meu negócio. Hoje, por exemplo, utilizo ferramentas que me auxiliam no planejamento das postagens nas redes sociais, o que otimiza o meu dia a dia e me trazem maiores resultados”, relata. “Já consigo observar resultados tanto no aumento das vendas, quanto na interação com os meus clientes, que aumentou consideravelmente”, completa.

O empresário Roberto Campos, da Presentear Decorações, uma empresa de presentes criativos em Belo Horizonte, conta que já realizava vendas pelo ambiente digital, via site, WhatsApp e redes sociais. Com a pandemia, no entanto, sentiu a necessidade de buscar mais conhecimento para intensificar as estratégias de vendas online.  “A troca de ideias e experiências com o consultor e os demais participantes foi de grande valia neste momento. Descobri novas ferramentas e recursos para melhorar ainda mais a presença digital da minha empresa. Tenho certeza que com a implantação das diversas dicas recebidas, a tendência é a constante melhora e crescimento dos nossos negócios”, afirma.

COMO FUNCIONA

Os donos de pequenos negócios interessados em participar do Up Digital Sebrae podem realizar a pré-inscrição, clicando no link www.sebrae.com.br/updigital . As vagas são para microempreendedores individuais (MEI), microempresa (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e artesões. São 10 dias de jornada online ágil, com três encontros coletivos e dois individuais. O programa é totalmente gratuito.

Após a pré-inscrição, uma equipe do Sebrae fará contato com o empresário para entender o nível de maturidade digital da empresa e incluí-lo em um dos grupos formados para iniciar a jornada.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

(31)3379-9139 / 9271 / 9275