Conheças as dicas para vender mais na Black Friday 2020

Data pode ser uma boa oportunidade para pequenos negócios aumentarem faturamento

Termômetro para as compras de Natal, a Black Friday 2020 está sendo considerada uma das datas mais importantes do ano para o varejo, principalmente para compensar o longo período de dificuldade provocado pela pandemia do novo coronavírus. Marcada para o dia 27 de novembro, última sexta-feira do mês, a Black Friday é uma boa oportunidade para as empresas faturarem mais neste fim de ano.

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e pela consultoria Ebit/Nielsen, estima um crescimento de 27% nas vendas on-line em 2020 na comparação com 2019. “A expectativa das vendas do comércio para a Black Friday é extremamente positiva. Por isso é fundamental que os empresários se preparem para aproveitar ao máximo o potencial da data”, comenta o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Para o analista de negócios do Sebrae Minas, Márcio Souto, a data é uma grande oportunidade para os pequenos negócios liquidarem estoques de produtos que deveriam ter sido vendidos ao longo do ano, conquistarem novos clientes e melhorarem seus caixas. “O empresário precisa entender que a data é uma chance de aumentar as vendas, porém, é preciso planejamento para avaliar o próprio estoque, treinar sua equipe para um bom atendimento, rever prazos de entrega e, principalmente, oferecer descontos que façam sentido para o cliente”, destaca.

Dez dicas para vender mais na Black Friday:

– Estabeleça o mix de produtos ofertado;

– Negocie parcerias com fornecedores para adquirir produtos com melhores preços;

– Aproveite para queimar itens de menor giro;

– Defina a faixa de desconto que será fixada para cada categoria de produtos;

– Não crie falsas promoções ou conceda descontos irrisórios;

– Treine a sua equipe de vendas;

– Estabeleça uma política de troca clara e visível aos clientes;

– Lembre-se que o e-commerce prevê, legalmente, 7 dias para arrependimento na aquisição do produto;

– Cultive boas práticas e deixe o seu cliente satisfeito;

– Não ofereça prazos de entrega inalcançáveis. Se for o caso, amplie os prazos atuais para não deixar de cumprir o prometido.