Na manhã de sexta-feira, 01 de janeiro de 2021, a Câmara Municipal de Unaí foi palco de acontecimentos que saíram de qualquer normalidade. A primeira reunião da 19ª legislatura do poder legislativo de Unaí ficou marcada pela primeira vez na história de um prefeito eleito não poder participar da solenidade de posse.

José Gomes Branquinho não pode participar da solenidade devido ao estado clínico em que se encontra. Ele, que foi acometido pela covid-19, está internado em uma UTI na cidade de Patrocínio. Assim, apenas o vice-prefeito foi empossado e ocupará o cargo de prefeito em exercício até Branquinho tomar posse.

REVIRAVOLTA

Quando todos imaginavam que a presidência da Câmara Municipal de Unaí teria um presidente da situação, ou seja, um vereador da base do governo, acontece uma reviravolta e Paulo Arara é eleito pela primeira vez presidente do poder legislativo.

O novo presidente é considerado um dos maiores opositores do prefeito Branquinho, porém, afirmou que pautará a sua gestão pelo entendimento e em prol da população de Unaí.

A mesa diretora ficou composta por dois vereadores de oposição e dois de situação ao atual governo, são eles: Paulo Arara (presidente), Diego Professor (vice-presidente), primeiro secretário (Eugênio Ferreira), segundo secretário (Silas Professor).

COMO ACONTECEU A ELEIÇÃO

Para apreciação dos parlamentares tinha uma chapa completa (chapa 02) que era encabeçada pelo vereador Edimiltom Andrade (DEM) composta por vereadores da base do governo, um candidato independente à vice-presidente, que foi o vereador Professor Diego (Cidadania), também da base do governo, e uma chapa incompleta (chapa 01) que não contava com candidatura de vice-presidente, encabeçada pelo vereador Paulo Arara e vereadores de oposição ao governo.

O que muitos não contavam é que a vereadora Andrea Machado (Cidadania) destinaria seu voto à chapa 01, pois ela faz parte da base da atual administração, e também não contavam que o vereador Professor Diego   fosse abster do seu voto e provocasse um empate, elegendo assim dois vereadores de  oposição ao governo que ocuparão dois cargos importantíssimos na mesa diretora, a presidência e a primeira secretaria.

O evento que deu posse aos 15 vereadores e ao vice-prefeito Waldir Novais iniciou por volta das 10:30 e culminou cerca de 13:40 desta sexta-feira, 01 de janeiro de 2021.

Reportagem e fotos: José Ney Lopes.