DIA D E HORA H: VACINA JÁ É REALIDADE PARA NÓS UNAIENSES, DR. JULIANO, DR. JOAQUIM E VIVIAN KELLY SÃO IMUNIZADOS COM 1ª DOSE

Aconteceu nesta manhã às 10h30min, desta terça-feira, 19/1/2021, uma coletiva de imprensa na sede da GRS de Unaí convocada pelo diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS Unaí), José Juliano Espíndola e contou com a presença do Prefeito em Exercício Waldir Novais, a Secretaria de Saúde Denise Oliveira, e a Coordenadora do Setor de Epidemiologia da Secretaria da Saúde, Adriane Araújo, e toda a equipe da GRS que também estiveram presentes para as primeiras  aplicações das três vacinas no Noroeste Mineiro. Os primeiros contemplados a receber, na Gerência Regional de Saúde, Foram: A enfermeira Vivian Kelly de Jesus da frente da central da Covid-19, Dr. Joaquim Tomaz, Dr. Juliano Machado Ramos que são os médicos da frente de batalha da Covid-19 em Unaí.

A ações de vacinação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, de acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, começa amanhã, quarta-feira, 20/1, assim será aqui em Unaí.

diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS Unaí), José Juliano Espíndola

José Juliano Espindola repassou algumas informações para essa primeira etapa de vacinação, O Estado já repassou 7 câmaras frias para receber as vacinas. Já chegaram a Unaí 3.720 doses para ser distribuídas na região e aproximadamente 1.860 pessoas serão vacinadas na cidade de Unaí e as demais serão enviadas para as cidades que são vinculadas a GRS na região. Já estão estocadas na GRS 27.750 seringas e estão para chegar a qualquer momento 70 mil, via correio. O Lapso temporal da primeira dose para a segunda dose pode ser de 14 a 28 dias, mas esse dado ainda poderá ter variações.

O diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS Unaí), José Juliano Espíndola disse “o primeiro município a receber as doses aqui no Noroeste Mineiro é Unaí.  Aqui nesse momento, recebendo essas doses que é um sonho para todos. Foi montada uma operação para recebemos ontem à noite em Belo Horizonte e hoje pela manhã aqui em Unaí, exatamente as   8 horas da manhã, nós já estávamos com as vacinas aqui em Unaí e até às 17 horas de hoje, nós queremos que todos os municípios vizinhos recebam as vacinas. Em uma operação organizada pela GRS Unaí e Policia Militar, iniciaremos saindo com o primeiro comboio para 4 cidades que são: Natalândia, Don Bosco, Bonfinópolis e Riachinho.” Afirmou Espindola.

Dr. Juliano Machado Ramos

O primeiro médico a receber a vacina no Noroeste Mineiro foi Dr. Juliano Machado que emocionado disse: “Gostaria de Cumprimentar a nossa equipe de saúde e parabenizar a nossa secretária Denise pelo trabalho realizado a frente de trabalho e falar que tudo que foi solicitado a ela, foi fornecido. Agradecer ao vice prefeito Waldir e mandar um abraço para o Prefeito Branquinho e falar que estamos aguardando seu retorno.   Gostaria de homenagear as 62 famílias que perderam seus familiares e dizer que a luta ainda não acabou e com fé em Deus vamos vencer esse vírus” afirma Machado.

Secretaria de Saúde Denise Oliveira

A secretaria de Saúde Denise exclamou “estou muito feliz em receber essa vacina aqui em Unaí, e dizer para a população que nós não podemos agora aglomerar por conta que chegou à vacina, pelo contrário é só o início de uma caminhada longa e que nesse primeiro momento vamos seguir os protocolos do Governo. Trabalhar incansavelmente.  E peço que a população nos ajude. Amanhã vamos iniciar as vacinações na linha de frente da saúde e para as pessoas que estão em abrigos e pessoas com deficiência física que estão em abrigos” finalizou a secretaria.

Prefeito em Exercício Waldir Novais

Waldir Novais Prefeito em exercício disse a nossa reportagem: “Gostaria de agradecer o apoio do Governos Federal e Estadual. Nesse momento que o mundo estava esperando é muito especial para nós. Desde quando foi liberado pela ANVISA Nossa Secretaria de Saúde Denise, já começou a trabalhar no protocolo para as vacinações, para quando o momento da vacina chegar em nosso município está tudo organizado para que possamos começar a vacinação da nossa população. É uma satisfação em poder dizer a nossa população que essa é mais uma de várias ações de enfrentamento à COVID 19 em nossa cidade”. Disse Novais prefeito em exercício de Unaí.

O Ministério da Saúde determinou o envio de 577.480 mil doses dos imunizantes produzidos pelo Instituto Butantan a Minas Gerais neste primeiro lote de vacinas, que permitirão a imunização de cerca de 280 mil pessoas. Há expectativa de novas remessas nas próximas semanas.

A partir da chegada das vacinas, o Estado deu início à maior operação de distribuição de imunizantes da história de Minas.

Grupos prioritários

Seguindo o Plano Nacional de Imunização, serão vacinados neste primeiro momento os trabalhadores da saúde, entre equipes de vacinação, equipes de instituições de longa permanência e os envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19. Na sequência, serão vacinadas pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência, seguida de pessoas com mais de 18 anos com deficiência, residentes em residências inclusivas. Por fim, a população indígena vivendo em terras indígenas.

Combate à pandemia

Desde o início da pandemia, o Governo de Minas adotou diversas ações no combate à covid-19. Uma das primeiras ações foi a aquisição de 1.047 respiradores, ao preço médio mais baixo do país. Isso permitiu que o Estado dobrasse de cerca de 2 mil para quase 4 mil o número de leitos de UTI, muitos deles em municípios que nunca tinham contado com unidades de terapia intensiva.

Essas foram algumas ações que permitiram a Minas Gerais ser, hoje, o estado com a menor taxa de mortalidade no país em razão da covid-19.