UM NOVO TEMPO COMEÇA EM ARINOS:ENTREVISTA COM MARCÍLIO ALMEIDA PREFEITO DE ARINOS

A Prefeitura de Arinos comemora as conquistas dos primeiros cem dias de mandato pautadas em prioridades como saúde, segurança e infraestrutura. De acordo com o prefeito Marcílio Almeida, os primeiros dias de gestão foram decisivos para se conectar com cidadãos e conhecer a real dimensão de toda a situação do município, que se encontrava completamente abandonado.

Com uma equipe atenta e preparada, ele destaca que a administração tem trabalhado incansavelmente para devolver à população uma cidade mais organizada e em constante desenvolvimento.

A seriedade e a eficiência da atual gestão também são notadas pela ampliação da comunicação, da transparência e participação social. Para Marcílio, “os 58 anos de Arinos, completados em março, ganharam um novo significado a partir desta mudança para melhor. Chegou a hora de olhar para os arinenses e trabalhar por todos eles, sem distinção!”

EM QUE CONDIÇÕES O SENHOR RECEBEU A PREFEITURA DE ARINOS?

Recebemos uma prefeitura com estrutura deficiente, ultrapassada e servidores sem as devidas condições de trabalho (maquinários, computadores, mobília, capacitações entre tantas outras). Durante a transição de governo não obtivemos as informações de inventário dos bens, backups e relatórios necessários. E isso já demonstrou o desafio que estávamos prestes a enfrentar.

QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENCONTRADOS?

O principal desafio foi conseguir efetuar a transição mantendo os serviços essenciais em funcionamento, como por exemplo, na área da Saúde, onde todas as atenções estavam voltadas ao combate da pandemia. As áreas sociais, as estradas rurais e demais demandas emergenciais também necessitavam de cuidados imediatos e teríamos que solucioná-los, de forma rápida e eficaz, mesmo sem termos recebido informações fidedignas que nos possibilitassem ter a real dimensão da situação do município.

COMO A PREFEITURA ESTÁ LIDANDO COM O COMBATE À COVID? QUAIS AÇÕES FORAM IMPLANTADAS?

O trabalho de combate à Covid tem que ser multidisciplinar. Diante disso, envolvemos todas as secretarias para trabalharem juntas, e o resultado tem sido satisfatório, pois estamos conseguindo controlar os casos e estamos melhorando, cada vez mais, o atendimento à população. Atualizamos os decretos de acordo com a orientação do Ministério da Saúde, vacinamos a população, capacitamos equipes de saúde para conscientizar e fazer campanhas educativas e preventivas junto ao comércio e à população em geral. Criamos o DisqueCovid. Implantamos o Teste Swab Nasal para melhorar a detecção dos casos. Fizemos alterações estruturais para disponibilizarmos melhores atendimentos e triagens. Adquirimos cestas básicas para os mais necessitados por meio de parcerias como a Embaixada da China, para suprir, principalmente, as necessidades no momento de reclusão social devido às medidas restritivas. Organizamos os kits alimentação da educação para os alunos da rede municipal. Adquirimos mais dois respiradores por meio da FIEMG, em parceria com deputado federal Igor Tímo. Buscamos recursos de custeio da Saúde junto aos deputados federais e estaduais para suprir as necessidades do município. Infelizmente, nosso município perdeu acesso aos recursos de custeio das ações da Covid, conforme prevê a portaria Nº 1.883 do Ministério da Saúde, por falhas da gestão passada que não realizou o cadastramento de Arinos no centro de Referência da Covid-19 durante o mês de novembro (2020).

COMO TEM SIDO A BUSCA POR RECURSOS PARA VIABILIZAR AS AÇÕES DA PREFEITURA?

Temos trabalhado muito na busca de recursos para viabilizar ações que visam o desenvolvimento do nosso município. Em 100 dias de governo tivemos a grata satisfação de termos sido recebidos pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em seu gabinete. Também tivemos a oportunidade de representar os novos prefeitos durante reunião com o governador Romeu Zema. E, por meio do intermédio do deputado estadual Zé Reis, pedimos ajuda ao Estado para obras estruturantes e para captação de investimentos e investidores para nossa região. O nosso foco é gerar emprego e renda. Através da Associação Mineira de Municípios-AMM nos reunimos com três senadores: presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco; senador Antônio Anastasia e o senador Carlos Viana e levamos as pautas regionais de combate à Covid, como o aumento da vacinação e a implantação do Hospital Regional do Noroeste em Unaí. Participamos de reuniões no Incra, no Ministério da Educação, do Desenvolvimento Regional e da Agricultura e nos reunimos com deputados federais, distritais e estaduais de Minas e do DF, em busca de recursos para nosso município.

Temos como meta principal obtermos recursos para a construção do novo Hospital Polo de Arinos. Mas, enquanto isso ainda não acontece, já conseguimos recursos para investimento e custeio de ações na Saúde. Também conseguimos recursos para investimentos em maquinários na Codevasf, para renovação da frota da prefeitura (pá carregadeira, tratores, caminhão), para asfaltamento e embelezamento de praças e jardins da cidade. Além da aquisição de veículos com cinco lugares, ambulância 4×4, implantação do Samu, dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), construção de escola para recepção dos alunos do ensino fundamental da rede estadual e reforma de escolas polo. Em 100 dias fizemos nosso trabalho com muita articulação, planejamento, economia e vontade de fazer nossa cidade voltar a crescer. E, assim, continuaremos fazendo pelos próximos dias, meses e anos da nossa gestão, sempre com eficiência e transparência.

A SAÚDE É A PAUTA PRINCIPAL DE QUALQUER GESTÃO. COMO ESTÁ A ESTRUTURA DA SECRETARIA DE SAÚDE E QUAIS MELHORIAS ESTÃO SENDO IMPLANTADAS NO MUNICÍPIO?

A Saúde, devido ao momento pelo qual o país passa por causa da pandemia e também pela falta de investimento nos últimos anos, se torna umas das áreas mais importantes para cuidarmos. Por isso, nosso vice-prefeito William do Café, sabendo da importância e da responsabilidade deste tema, prontamente atendeu nosso pedido para assumir, sem remuneração, a Secretaria de Saúde e, assim, trabalharmos juntos para melhorarmos a saúde do nosso município. A primeira ação solicitada a todos os servidores públicos foi para garantir o atendimento digno e humanizado a toda população. Temos trabalhado com atenção especial ao atendimento das necessidades que envolvem o combate à Covid, como estrutura, ampliação e aquisição de mais dois respiradores. Estamos investindo em capacitação dos profissionais e testes mais eficientes como Swab Nasal, nunca aplicado antes em nosso município, já que a testagem era feita somente com teste rápido. Temos efetuado uma vacinação eficiente e rápida e cobrado mais vacinas dos governos federal e estadual, pois este é o caminho para vencermos a pandemia. Estamos trabalhando para melhorarmos a estrutura do Programa Saúde da Família (PSFs), que envolve reforma, futura construção do PSF Planalto, melhoria dos equipamentos, computadores, impressoras, mobiliário, entre outras benfeitorias. Trabalhamos também na implantação e execução do prontuário eletrônico para otimizar o monitoramento e atendimento da população durante a marcação de consultas e cirurgias. A medida também irá contribuir para a organização do histórico de pacientes e da gestão de aquisição de insumos e medicamentos. Estamos implantando o Samu e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), além de consultas de várias especialidades e exames diversos. A busca de recursos para a implantação do Hospital Regional do Noroeste, em Unaí, também deve ser reiterada. Hoje, nossa macro regional é Patos de Minas. E, dependendo da gravidade da situação, o paciente tem que se deslocar para outros lugares mais distantes como Curvelo, em busca de atendimentos, como por exemplo, casos de cirurgias cardíacas. Com a implantação deste hospital a distância em busca de atendimentos médicos específicos será reduzida. Estamos buscando, também, recursos para a construção do Hospital Polo de Arinos. Este hospital irá melhorar a qualidade de vida da população do nosso município e fazer a pactuação de atendimentos de partos e pequenas cirurgias com cidades vizinhas, como Chapada Gaúcha, Riachinho e Uruana.

QUAIS AÇÕES FORAM REALIZADAS PELA PREFEITURA NESTES PRIMEIROS CEM DIAS DE GESTÃO?

Abertura das portas da prefeitura para o povo novamente. Já atendemos diversas pessoas e reorganizamos a área administrativa da prefeitura. Estruturamos o sistema de informática, a auditoria de bens públicos, os processos administrativos, financeiros e contábeis. Criamos o programa Arinos Brilhante que promove a limpeza, manutenção e embelezamento da cidade, bem como a coleta de lixo regularizada de informática; auditoria de bens públicos, processos administrativos, financeiros e contábeis.

 “Nossos servidores trabalham com muita motivação e respeito. Aqui não existe mais trono, e, sim, um gabinete do povo!”

MARCÍLIO DE ALMEIDA – Prefeito de ARINOS