CONHEÇA OS PRINCIPAIS PRÉ-CANDIDATOS À DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL JÁ DECLARADOS EM UNAÍ.

Pelo menos 10 políticos já anunciaram a intenção de disputar a eleição no próximo ano; saiba mais sobre o assunto. E assim vocês não perdem a maior festa da democracia.

A eleição é 2022, e o registro oficial dos candidatos é só no próximo ano. Mas a movimentação de políticos e partidos já é forte em torno de nomes para disputar as eleições aqui no Noroeste Mineiro.

Inicialmente são dez (10) políticos que formam uma lista de pré-candidatos declarados aos cargos, tanto para Deputado estadual e federal. Entramos em contato com todos que nos confirmaram.

GLAYDSON RODRIGUES

O Primeiro a nos confirmar foi o Locutor de Rodeio Glaydson Rodrigues, que na eleição de 2018, obteve 22.940 votos, como candidato a Deputado Estadual. Agora confirma ser pré-candidato a Deputado Federal. Ele nos disse que ainda não se sabe o partido, mais está conversando com (4) partidos. Mais ainda não decidiu com quem dobraria para estadual em Unaí.

THIAGO MARTINS

Thiago Martins, também nos confirmou ser pré-candidato a deputado estadual pelo Noroeste e Alto Paranaíba. Via telefone ele nos disse, “Robismar, estou a cinco anos coordenando os trabalhos do Deputado Zé Silva nessas regiões e aprendi muito, durante esses cinco anos, contribuir e construir uma base, para que nesse momento me credencie como pré-candidato a deputado estadual.” Thiago também deixou claro, “ Durante minha caminhada política, sempre trabalhei que o noroeste tivesse um representante, e eu nunca apoiei outro deputado estadual de outras regiões, eu posso dizer e bater no peito isso, esperei esse momento, bati na trave em 2014, com 27,028 votos, mesmo não sendo conhecido obtive uma expressiva votação em outras regiões,  mais, hoje vejo  que estou preparado e pronto.  Por isso sem sombra de dúvidas sou pré-candidato a deputado estadual.” Declarou Martins.

Ele foi vereador por 2 mandatos em Unaí, nas eleições de 2014, obteve 27.028 votos para deputado estadual. Na penúltima eleição para prefeito de Unaí, em 2016, obteve 17.193 votos, mas não foi eleito. Após 5 anos apoiando outros nomes, colocou seu nome novamente como pré-candidato a deputado estadual na próxima eleição. Tudo indica que fará a dobrada com Zé Silva para federal em Unaí.

DELVITO ALVES

Delvito também nos confirmou como pré-candidato a deputado estadual. Delvito já foi deputado por dois mandatos e prefeito de Unaí por um mandato. A última eleição que ele disputou foi em 2018, como candidato a estadual, obteve 10.611 votos. Após as eleições ele ficou afastado do cenário político por problemas pessoais. Mais agora volta ao cenário político como pré-candidato a deputado estadual. Ele afirmou que vai dobrar com Arquimedes Borges, ex-prefeito de Paracatu, sendo pré-candidato a Federal. Uma parceria focada na união das duas maiores cidades da região Unaí e Paracatu.

Segundo Delvito a parceria entre os dois, será em todas as cidades da Região Noroeste de Minas, “Como já fui Deputado Estadual vou ter uma boa possibilidade de buscar votos em outras regiões. Vamos buscar um partido político que exigirá o menor número de votos para facilitar a viabilização do projeto decorrente desta parceria. Já estamos acompanhando de perto em BH a construção desta estrutura política”. Afirmou o pré-candidato.

ANTÉRIO MÂNICA

O nome que rola sempre em todas as rodas de conversas sobre política em Unaí é Antério Mânica. Foi Prefeito de Unaí por 2 mandatos.

Entramos em contato com ex-prefeito de Unaí via telefone que nos atendeu prontamente.

Ele nos disse “inicialmente sou pré-candidato, mais estou aguardando a decisão da reforma política, que deve acontecer até o final de outubro. Ai sim! Devo me pronunciar oficialmente se vou sair a estadual ou federal, temos que ter certeza do que vamos fazer.” afirmou o ex-prefeito.

EDIMILTON ANDRADE

Edimilton Andrade foi outro que confirmou sua pré-candidatura a deputado Federal. Ele é vereador a 3 mandado, sendo em 2008 foi eleito com 854 votos, em 2012 teve 1.391 votos, nas eleições de 2016 foi candidato a vice-prefeito de Unaí e sua chapa ficou em segundo lugar com 17.123 votos, em 2020, candidatou novamente para vereador e obteve 971 votos.  Através de ligação nos disse “Sou Sim, pré-candidato a deputado federal, dentro de poucos dias vou definir um partido, não sei qual será, mas adianto que não será em nenhum partido de esquerda” afirmou Andrade.

ANDRÉA MACHADO

A vereadora também confirmou sua pré-candidatura, mais ainda não ficou decidido se ela sai para federal ou estadual. A vereadora tem 3 mandatos consecutivos, e na última eleição para vereador de Unaí, foi a vereadora eleita com maior número de votos no Noroeste Mineiro com 2.217 votos.

VALDIVINO GUIMARÃES 

Também confirmou sua pré-candidatura a deputado federal, Valdivino já saiu candidato a deputado e a prefeito em outras oportunidades. Durante um tempo ele apoiou várias candidaturas e agora volta para o senário político como pré-candidato. Conversamos com ele via telefone, “Reafirmo que sou pré-candidato a deputado federal. E que a possível aliança política partidária ainda está sendo avaliada com muita responsabilidade, para que de fato possamos ter uma frente forte que representará a nossa região”. Declarou ele.

ALINO COELHO 

Alino via telefone nos informou que também é pré-candidato a deputado estadual. Mas vai aguardar as reuniões partidárias.

Ele nos disse, “Como presidente do PSDB de Unaí, não posso  impor nada,  temos que ter consenso entre o  meu  grupo político, vamos   aguardar que apareça mais nomes, aí sim, decidir em grupo o melhor nome, mais sou pré-candidato isso é claro na minha cabeça e vamos trabalhar para isso, mais tudo com diálogo e apoio do grupo “ afirmou coelho.

Alino já foi secretario de esportes e obras do município. Está em seu terceiro mandato de vereador, desde 2012 com a votação de 1,612 votos, em 2016 reeleito com 1,178 votos, e agora na última eleição de 2020, 1,311 votos.

SHILMA NUNES

Outra pré-candidata que também confirmou, mais só na próxima quinta-feira, 16/9, vai ter uma reunião para saber qual partido e qual cargo vai sair, o certo que ela afirma se pré-candidata nas próximas eleições, não se sabe se é a estadual ou federal. Ela foi vereadora por dois mandatos e agora está na expectativa como pré-candidata.

EUGÊNIO FERREIRA 

O Vereador Eugênio Ferreira (Solidariedade) está no seu 3.º mandato como Vereador da Cidade Unaí, é Policial Penal a 18 anos e é um dos nomes cogitados pelo Sistema Prisional de Minas Gerais para representar a classe na Assembléia Legislativa.

Atualmente sua classe conta com mais de 19 mil servidores em todo o Estado de Minas Gerais, divididos em aproximadamente 180 municípios. E deve-se ressaltar, que a classe dos Policiais Penais vem trabalhando para o lançamento de uma candidatura única.

Diante desse cenário o Vereador Eugênio Ferreira aguarda a decisão democrática de sua categoria.