CÂMARA REALIZA REUNIÃO SOLENE EM RECONHECIMENTO À QUALIDADE DO ENSINO MINISTRADO PELA UFVJM

A Câmara Municipal de Unaí realizou, aos 25 dias do mês de novembro de 2021, uma Reunião Solene em reconhecimento à qualidade do ensino ministrado pela UFVJM. A reunião foi aberta pelo Presidente da Câmara, vereador Paulo Arara (PSD), que transferiu a condução dos trabalhos à vereadora Dorinha Melgaço (PSL), autora do requerimento que deu origem ao evento e da proposição que culminou no mérito Educacional à UFVJM. Também fizeram parte da mesa de honra: o Reitor da UFVJM, Senhor Janir Alves Soares; o Diretor do Instituto de Ciências Agrárias da UFVJM, Campus de Unaí: Leandro Augusto Felix Tavares; o Diretor de administração da UFVJM, Campus de Unaí: Weslei Esdras Santiago; o Comandante da 16ª Região de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Coronel Floriano; o prefeito Dom Bosco, Nelson Salsicha; o empresário e produtor rural e ex-prefeito de Unaí, Antério Mánica; representando os parceiros da UFVJM e; o ex-vereador e representante do deputado federal Zé Silva, Thiago Martins.

HOMENAGENS

Na ocasião, foram entregues dois títulos de homenagens aprovados pelo Plenário da Câmara. O primeiro foi o Diploma de Mérito Educacional à UFVJM, que foi entregue aos senhores diretores Weslei Esdras Santiago e Leandro Augusto Felix Tavares. No ato da entrega do diploma, o reitor da Universidade, Janir Alves Soares, recebeu das mãos da Vereadora Dorinha Melgaço, uma cópia de todo registro do processo que culminou no título de Mérito Educacional.

A Câmara também fez homenagens a três categorias que contribuíram das mais diversas formas para a construção e desenvolvimento da universidade em Unaí.

1)    Em primeiro lugar, os PARCEIROS DA UFVJM, por sua parceria na construção do campus da UFVJM e por sua contribuição com o desenvolvimento do noroeste mineiro:

Antério Manica;

Cooperativa Agrícola de Unaí LTDA – Coagril;

Cooperativa Agropecuária Unaí Ltda- Capul;

Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais – IRRIGANOR;

Luciano Rodigues Branquinho;

Paulo Henrique Pereira e;

Silvio Pereira Cardoso.

1)    Em seguida, os COLABORADORES, pelo exemplar profissionalismo com que têm servido à administração da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do Município de Unaí e de todo o Noroeste Mineiro:

Leandro Augusto Felix Tavares;

Wesley Esdrar Santiago;

Saulo Alberto do Carmo Araújo;

Anderson Alvarenga Pereira;

Getúlio Neves de Almeida;

Kátia Vieira Souto Lepesqueur;

Elaine Jacinto Sulzbach;

Aílton Carvalho Barbosa e;

Alberto Afonso Lepesqueur Gonçalves.

2)    Finalmente os ALUNOS e EX-ALUNOS

O prefeito municipal de Arinos, Marcilio Álisson Fonseca de Almeida, que foi representado pela senhora Taeide Valadares Da Silva, Chefe de Gabinete e também se manifestou através de um vídeo;

  1. Filipe Mateus Sulzbach, estudante homenageado do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, em nome de todos os alunos deste curso, representado pela senhora Elaine Sulzbach;

Ana Paula Luiz de Oliveira, estudante homenageada do curso Medicina Veterinária, em nome de todos os alunos deste curso, representada pela senhora Maria Rosângela Luz de Oliveira;

Caique Silva Alves, estudante homenageado do curso Agronomia em nome de todos os alunos deste curso e;

Luan Miranda Sales, estudante homenageado do curso de Zootecnia – em nome de todos os alunos deste curso.

AGRADECIMENTOS

A universidade é de todos! Com estas palavras, o Diretor de administração da UFVJM, Campus de Unaí: Weslei Esdras Santiago, enfatizou a necessidade toda a sociedade do noroeste mineiro se unir em prol do desenvolvimento de nossas instituições de ensino e, é claro, também da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM. No mesmo sentido, o Reitor da UFVJM, Janir Alves Soares, enfatizou que a universidade não beneficia somente o Município de Unaí ou a Região noroeste, mas todo o Brasil. Ele também conclamou os presentes para irem juntos aos governos Estadual e Federal, para conseguirem recursos para a conclusão da obra do Campus de Unaí. O ex-vereador de Unaí e representante do deputado federal Zé Silva, Thiago Martins lembrou a todos o quanto é difícil pra os estudantes saírem de seu município em busca de melhores condições de estudo.Também fizeram uso da tribuna, o Empresário Antério Mânica e o Diretor do Instituto de Ciências Agrárias da UFVJM, Camús de Unaí: Leandro Augusto Felix Tavares.  Em suas palavras finais, a autora do requerimento, vereadora Dorinha Melgaço (PSL) ressaltou a grandeza da universidade e revelou o real motivo da solenidade: chamar a atenção da sociedade unaiense, para que todos possam se unir, independentemente de ideologias político partidárias e agirem em apoio a este grandioso projeto.

A HISTÓRIA DA UFVJM EM UNAÍ

Em 2012, durante o Governo Dilma Rouseff, a UFVJM iniciou um processo de expansão significativa, para atender também a outras regiões do Estado de Minas. É o início do processo de fundação do Campus de Unaí. Entre os anos de 2011 e 2012, sendo Unaí governada pelo Prefeito Antério Mânica e seu Vice José Gomes Branquinho, foram realizadas três audiências públicas com a participação da comunidade acadêmica e de membros de diversas comunidades da Região.

Este sonho, que também contou com o apoio do empresariado local, veio a se concretizar no ano de 2014, com o início dos cursos de graduação realizados, provisoriamente, no espaço cedido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, através da Unimontes.

A UFVJM veio de encontro a uma grande demanda de nossa região, que muito carecia de ensino público superior voltado para a produção agrícola e pecuária. Uma importante conquista há muito sonhada por nossos jovens, que outrora mudavam-se para longe, em busca de ensino superior.

Com as potencialidades produtivas da região a universidade oferece ao mercado de trabalho, jovens preparados e com grande conhecimento na área de produção da agricultura e da pecuária.

O Campus de Unaí conta com grandes professores que são doutores, mestres e especialistas no que nossa região produz, promovendo assim alto nível técnico e de destaque no país.

Ele foi criado através do Instituto de Ciências Agrarias, com muitos desafios, mas mantendo sempre destaque de seus alunos, tanto na qualidade e rigor com que são avaliados, tanto pelo alto índice de empregabilidade após a formatura.

Os cursos de Ciências Agrarias, Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Medicina Veterinária e Zootecnia do instituto de Ciências Agrarias apresentam resultados expressivos no ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes em 2019. Mesmo enfrentando os desafios de um campus recém instituído, conseguiu ter nota melhor que o Campus sede de Diamantina, destacando – se o conceito 5 (ou seja, nota máxima) para o curso de Agronomia e Medicina Veterinária e o conceito 4 para o curso de Zootecnia, sendo que os outros anos a avaliação também foi de destaque.

Em extensão e pesquisa há importantes conquistas, tais como: projetos de extensão aprovados, docentes que se destacaram como pesquisadores em âmbito nacional e aprovação do Edital FINEP INFRA, que trouxe o investimento de mais de um milhão de reais ao campus.

Unaí é um campo aberto para treinamento, aperfeiçoamento e execução de projetos e parcerias de alunos e professores com pequenos produtores da agricultura familiar dos assentamentos e da agricultura familiar tradicional. Um trabalho que já impactou mais de 4000 famílias.

Além da graduação o campus de Unaí conta com docentes ligados ao Programa de Pós – Graduação Stricto Sensu em Produção Vegetal e ao Mestrado do programa em estudos Rurais e produção Vegetal. Grande parte das aulas são ministradas no Campus Unaí, o que torna acessível a continuidade das atividades acadêmicas aos egressos com essa ambição.

A universidade oferece, ainda, oportunidades de estudo aos cidadãos de baixa renda, promovendo a inclusão social através de uma educação de ponta, e com vocação regional de produção.