1° Dia de Campo Bonfinópolis Mais Agro promove iniciativas no setor agropecuário.

No dia 30 de Abril, no Parque de Exposições de Bonfinópolis de Minas, aconteceu o 1° Dia de Campo Bonfinópolis Mais Agro, um evento idealizado pela Administração Municipal através do Prefeito Municipal Manoel da Costa Lima, Vice-prefeita Fernanda Oliveira e pelo Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente Thiago Borba. Logo pela manhã, a Feira Livre do Produtor, foi realizada dentro das dependências do Parque de Exposições, mostrando que o dia já seria de muitas oportunidades para o homem do campo. As 9:00 horas da manhã foi definido o início da programação do evento. A vice-prefeita Fernanda Oliveira, sendo a oradora do evento, deu boas-vindas à todos ali presentes, dando início as atividades e fazendo a composição da mesa diretora.

Neste evento, estavam presentes diversas lideranças políticas, representantes no setor agropecuário, dirigentes de instituições empresariais, agropecuaristas da região Noroeste de Minas, representantes de associações comunitárias, estudantes, agricultores familiares, bem como instituições de ensino que trabalham diretamente com a Agropecuária, e a população bonfinopolitana em geral.

No início do evento, para composição da mesa, foram convidados Gerente regional da CAPUL (Carlos Melo), o analista técnico do SEBRAE (Warley Henrique da Silva), representando a Câmara Municipal (o vereador Paulo Roberto Martins), o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais (Aldo Brandão), o Secretário de Municipal de Agropecuário e Meio Ambiente (Thiago Borba), a gerente do SICOOB Credipinho de Bonfinópolis de Minas (Thuanne Braga), representando a EMATER/MG (Sérgio Vaz Filho), o representante do Banco do Nordeste de Arinos (Welisson), o presidente da Centralcoop-Alfa (Astolfo Moreira da Silva), a vereadora representando a cidade de Unaí (Dorinha), o coordenador pedagógico da EFAN de Natalândia (Alex Pires Andrade), estando também representado o Deputado Zé Silva, Thiago Martins e, por fim, o Prefeito Municipal de Bonfinópolis de Minas (Manoel da Costa Lima). Registramos também aqui como apoiador do evento, o presidente da CooperExtra, representado por Renato Coelho.
Logo de início cada participante da mesa fez uso da palavra, ressaltando a importância do evento para o município e a necessidade da valorização do homem do campo, e da discussão de políticas públicas e garantias voltadas para o setor, seja através de capacitações do homem do campo, ou por melhores condições de investimentos e incentivos.

Manoel do Lima (prefeito de Bonfinópolis de Minas), em sua fala, disse que: “é necessário reconhecer a importância do trabalhador rural, é ele que coloca o alimento na mesa do brasileiro. Durante a pandemia, o agro, em momento algum parou, e fez o Brasil ter resultados positivos” – ressaltando a importância do setor e agradecendo a presença de todos os presentes palestrantes e ao público em geral. Thiago Borba em sua fala, disse que, o evento foi idealizado a meses atrás em conjunto com o prefeito municipal, demais secretários, e principalmente ao SEBRAE que colaborou com a construção desse evento, como também, agradeceu a presença de todos os parceiros, sendo que a realização desse momento só foi possível com o envolvimento de todos os envolvidos.

O Dia de Campo tem como objetivo sensibilizar e despertar no público participante a importância econômica, social e ambiental da adoção de novas tecnologias e práticas sustentáveis do município de Bonfinópolis de Minas.

Esse tipo de evento é extremamente efetivo no sentido de difundir novidades em termos de tecnologia, criar condições e oportunidades de planejamento de safras e alternativas mais sustentáveis, aumentar a rentabilidade e a produtividade e, por fim, fortalecer a agricultura no município. Fora a comunicação entre produtores rurais, técnicos agrícolas, lojas agropecuárias e pesquisadores.

Logo na sequência, foram iniciados os ciclos de palestras e treinamento. Um momento de grande aprendizado, pois foram abordados temáticas sobre o manejo e práticas corretas do leite, criação de pintinhos, produção de polpas de frutas, incentivo à produção de energia fotovoltaica, exposição de produtos de agricultura familiar, oportunidades de crédito rural por meio das instituições bancárias presentes no evento, sendo desenvolvido ao logo do dia de forma simultânea.

A partir das 19:00h, foi a vez da participação da comediante Concessa, por meio de sua apresentação “Tecendo Prosa”, que alegrou ainda mais todos que ali estavam presentes, com sua divertida palestra.

Já no final do evento, a participação das atrações musicais locais deu ainda mais destaque ao evento, com um divertido forró com as duplas Vilson e Junior e também do grupo musical os Boêmios, que contagiou a todos os presentes.

Por fim, a Administração Municipal agradece ao Sindicato dos Produtores Rurais de Bonfinópolis de Minas, na figura de seu presidente Aldo Brandão, que disponibilizou o espaço para evento, bem como, a todos os parceiros e colaboradores. Com a participação de todos os setores da sociedade, novas conquistas e projetos possam ser alcançados no município, na expectativa de que mais oportunidades venham a ser realizadas na região, mostrando a importância do setor rural na vida de todos e ressaltando a importância do agronegócio na região Noroeste de Minas.