Início DESTAQUE Prefeitura realiza capacitação para vacinação antirrábica e anuncia novidade com Vacimóvel

Prefeitura realiza capacitação para vacinação antirrábica e anuncia novidade com Vacimóvel

12
0

A Prefeitura de Unaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma capacitação especial com os agentes de endemias que atuarão na campanha de vacinação antirrábica deste ano. O treinamento teve como foco principal garantir maior segurança e eficiência no atendimento aos animais e à população durante a aplicação das vacinas.

Segundo a coordenação de endemias, a capacitação é fundamental para reforçar os protocolos de manejo, abordagem e contenção de cães e gatos, além de aprimorar as orientações sobre os procedimentos vacinais. “É essencial que os profissionais estejam bem preparados para lidar com os animais, garantindo o bem-estar dos pets e a segurança de todos os envolvidos”, destacou um dos responsáveis pelo treinamento.

A campanha de vacinação antirrábica tem como objetivo a prevenção da raiva, uma doença grave e letal, que pode ser transmitida dos animais para os humanos. A imunização em massa é uma das principais estratégias para o controle da doença nas áreas urbanas e rurais.

Vacimóvel: proteção para pets e pessoas

Uma das grandes novidades anunciadas é a participação do Vacimóvel, unidade itinerante de vacinação, que estará presente durante a campanha. Além de aplicar as vacinas contra a raiva nos animais, o Vacimóvel também vai disponibilizar vacinas de rotina para a população humana, como parte das estratégias de saúde pública da Prefeitura.

Com isso, os cidadãos poderão aproveitar a estrutura móvel para atualizar a caderneta de vacinação, promovendo saúde e prevenção em um mesmo espaço.

A ação representa um avanço na integração entre os cuidados com a saúde animal e humana, promovendo uma abordagem mais ampla e acessível à população.

Importância da prevenção

A vacinação antirrábica é oferecida gratuitamente e deve ser aplicada anualmente em cães e gatos a partir dos três meses de idade. A raiva é uma doença viral que não tem cura após o aparecimento dos sintomas, sendo a prevenção por meio da vacina a única forma eficaz de proteção.

A Prefeitura reforça o chamado à população para que leve seus animais aos pontos de vacinação, contribuindo com o controle da raiva e com a saúde coletiva.