EDUCAÇÃO MOBILIZA PROFISSIONAIS PARA MELHORAR NOTA DO MUNICÍPIO EM AVALIAÇÃO DO MEC
📊 Unaí corre contra o tempo para elevar indicadores da Educação Básica e melhorar desempenho no Saeb 2025
As notas de Unaí no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – organizado pelo Ministério da Educação – estão abaixo da média nacional, e a meta do Estado é que esse cenário seja revertido até 2030. Para alcançar esse objetivo, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está implementando novas estratégias e metodologias que buscam melhorar o aprendizado e o desempenho dos alunos.
O pontapé inicial aconteceu na manhã desta terça-feira (16/9), com o primeiro evento de capacitação que reuniu coordenadores de Ensino, especialistas educacionais, pedagogos da Semed e professores de matemática e língua portuguesa dos 5º e 9º anos da rede municipal. A curadoria foi da Superintendência Regional de Ensino, órgão ligado à Secretaria de Estado da Educação.
Durante o encontro, ficou evidente que as notas de Unaí precisam melhorar. A Semed, junto com a Superintendência Estadual, está correndo contra o tempo para garantir melhores resultados já na prova do Saeb 2025, que acontece entre os dias 20 e 31 de outubro para alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental.
“O que a gente começou a fazer agora é uma parcela, uma contribuição para que o município se desenvolva e eleve os seus indicadores. Não se consegue elevar o nível do nada: é um trabalho contínuo”, destacou a secretária municipal de Educação, Gabriella Caetano.
📉 Impacto direto nos repasses
Um desempenho ruim nas avaliações do MEC pode representar perdas de recursos para o município, o que reforça a urgência das ações.
📚 Material Didático de Referência
Uma das grandes apostas da Gestão Municipal para melhorar o desempenho no Saeb é a aquisição de material didático da Editora Modelo, reconhecido nacionalmente. A escolha foi feita após análise técnica de coordenadores e pedagogos da Semed.
O material chegou a Unaí na sexta-feira (12/9) e começa a ser distribuído para as escolas nesta quarta (17/9), começando pelas unidades da zona rural.
“Esse material contempla as diversas habilidades que os alunos precisam desenvolver para fazer a Prova Brasil. Ele vai contextualizar o aprendizado e ajudar o aluno a ter foco para obter melhor desempenho tanto no ensino quanto nas avaliações”, reforçou a secretária.
De acordo com Aparecida Oliveira, coordenadora de Ensino Fundamental da Semed, o material vai acelerar a aprendizagem:
“Os professores já têm buscado o aprimoramento do ensino, e agora, com esse material, o processo será ainda mais efetivo.”
👩🏫 Capacitação dos Professores
Na próxima etapa, as atenções se voltam às escolas, onde a equipe pedagógica fará uma mobilização intensa. Para garantir o uso correto do novo material, professores, diretores, especialistas e pedagogos serão capacitados por profissionais da própria editora, que irão apresentar a metodologia para o melhor aproveitamento do conteúdo.
Com esse conjunto de ações – capacitação, material didático e acompanhamento pedagógico – a meta da Semed é melhorar significativamente os indicadores educacionais no menor prazo possível e alcançar os níveis exigidos pelo Estado até 2030.