Na tarde desta terça-feira (07), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foi acionado para atendimento de uma ocorrência de incêndio em veículo coletivo, na qual um ônibus de transporte interurbano foi completamente consumido pelas chamas.
De acordo com o relato do condutor do veículo, uma pane elétrica teria provocado centelhas no compartimento do motor, que, associadas à alta temperatura ambiente, deram início ao incêndio. O fogo se alastrou rapidamente, tomando grandes proporções.
A Guarnição de Bombeiros (GuBM) chegou prontamente ao local e iniciou o combate às chamas, utilizando aproximadamente 4.000 litros de água para extinção dos focos remanescentes e resfriamento das partes ainda superaquecidas do veículo. Em seguida, foi realizado o rescaldo e a verificação de áreas próximas, pois o calor radiado atingiu a rede aérea de energia elétrica, causando derretimento dos cabos e risco de propagação.
Durante a atuação, foram adotadas medidas de segurança elétrica, conforme a ITO 31 – Procedimentos em Ocorrências que Envolvam Eletricidade, sendo o local isolado até a chegada da concessionária de energia para desenergização da rede afetada.
Após o controle total do incêndio e a eliminação de todos os riscos secundários, a guarnição retornou ao ponto zero, sem alterações.
Não houve vítimas.
As causas exatas do incêndio serão apuradas posteriormente pelos órgãos competentes.