O Consórcio de Desenvolvimento e Valorização de Municípios – Convales realizou, no dia 15 de janeiro de 2026, sua Assembleia Geral Ordinária, no auditório do Convales, em Arinos (MG).
A reunião contou com a participação de prefeitos e representantes dos municípios consorciados e teve como objetivo avaliar as ações desenvolvidas ao longo de 2025, definir as diretrizes para 2026 e deliberar sobre temas administrativos e estratégicos do consórcio.
PAUTA E DELIBERAÇÕES
Durante a assembleia, foram apresentados e discutidos: O relatório das ações realizadas em 2025 e as perspectivas para 2026; A prestação de contas do exercício 2025, que foi analisada pelos gestores; o Plano de Contratações para 2026; além da eleição e posse da nova diretoria para a gestão 2026; e outros assuntos gerais de interesse dos municípios associados.
NOVA DIRETORIA PARA 2026
Na ocasião, foi eleita e empossada a nova Diretoria Executiva do Convales para 2026, que ficou composta da seguinte forma:
Presidente: Nelson Salsicha: Prefeito de Dom Bosco
Vice-Presidente: Rufino Folador: Prefeito de Buritis
Secretária Executiva: Irene Gomes Guedes
Também foram definidos os membros do Conselho Consultivo, que terá como presidente Nelson Salsicha e vice-presidente Rufino Folador, além dos conselheiros Manoel da Costa (Bonfinópolis de Minas), Hamilton Ribeiro (Lagoa Grande) e Elber Oliveira (Cabeceira Grande).
O Conselho Fiscal ficou formado pelos prefeitos Paulo Sérgio (Natalândia), Dinarte Ornelas (Formoso) e Glaucon Cardoso (João Pinheiro) como membros efetivos. Já os suplentes são Oseias Queiroz (Brasilândia de Minas), Thiago Martins (Unaí) e José Rone (Chapada Gaúcha).
INTEGRAÇÃO REGIONAL
Atualmente, o Convales reúne 20 municípios associados, sendo eles: Arinos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Cocalzinho de Goiás (GO), Dom Bosco, Formoso, Guarda-Mor, Natalândia, João Pinheiro, Lagoa Grande, Paracatu, Riachinho, Santa Fé de Minas, Unaí, Uruana de Minas, Urucuia e Vazante.
A Assembleia Geral reforçou o papel do Convales como instrumento de integração regional, cooperação entre os municípios e fortalecimento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável da região.
➡️ O Portal Iluminar segue acompanhando as ações do Convales e trazendo informações de interesse público com responsabilidade e compromisso jornalístico.
























