Início DESTAQUE CPI CONTRA O PREFEITO INSTAURADA A PEDIDO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA...

CPI CONTRA O PREFEITO INSTAURADA A PEDIDO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNAPREV

995
1

CPI CONTRA O PREFEITO INSTAURADA A PEDIDO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNAPREV

Unaí, MG – 29 de dezembro de 2023.

A cidade de Unaí, MG, está no epicentro de uma controvérsia política com a recente instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pela Câmara Municipal. A investigação foi requisitada pelo Conselho de Administração da UNAPREV, levantando questionamentos sobre promoções e progressões concedidas a servidores municipais, com possíveis favorecimentos a 10 indivíduos em suas trajetórias profissionais.

DESDOBRAMENTO NA CPI: VEREADORES EM DESTAQUE E MANIFESTAÇÃO DO PREFEITO

Na sessão inaugural da CPI, os vereadores Diácono Gê e Dorinha Melgaço disputaram a presidência, resultando na eleição de Dorinha Melgaço por 3 votos a 2. Eugênio Ferreira foi eleito relator com 5 votos, enquanto Diácono Gê, Cleber Canoa e Raphael de Paula assumem como membros. A CPI foi desencadeada a partir de uma denúncia datada de 7 de outubro de 2022, apresentada pelo Conselho de Administração da UNAPREV, alegando irregularidades nas promoções e progressões dos servidores municipais em 2022.

 

Os documentos encaminhados à Câmara destacam as preocupações sobre o impacto no UNAPREV decorrente do aumento nas despesas com a folha de aposentados, resultado das concessões indiscriminadas de promoções e progressões. A CPI agora visa esclarecer essas alegações, com Dorinha Melgaço presidindo e Eugenio Ferreira atuando como relator, além da participação de Diácono Gê, Cleber Canoa e Raphael de Paula como membros.

 

Em um desdobramento surpreendente, o prefeito se manifestou durante uma transmissão ao vivo em 29 de dezembro de 2023. Questionou a CPI envolvendo apenas pessoas da oposição, mais na verdade seguiu o regimento da casa de lei.

 

CRONOLOGIA E REFLEXÕES: PEDIDO DE EXPLICAÇÕES E PRONUNCIAMENTO DO PREFEITO

 

Para encurtar a conversa, os pedidos ao prefeito de explicação vêm de longa data, derrubando as acusações contra a Câmara Municipal feitas na live realizada em 29/12/2023. A CPI não foi iniciada pela Câmara, mas sim pelo Conselho de Administração da UNAPREV. O prefeito não respondeu aos vereadores durante 2023, apesar dos vários ofícios enviados antes da instauração da CPI. A questão permanece: por que o prefeito só se pronunciou agora?

 

A CPI foi instaurada, e agora veremos se realmente houve favorecimento para os 10 citados na evolução funcional na carreira, incluindo as progressões e promoções dos servidores.

 

CRÍTICAS À ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO “FEIA” E PROJETOS INACABADOS

 

Um outro assunto: o prefeito afirmou que querem fazer sua gestão parecer “feia”, mas, na realidade, ele mesmo contribui para isso com obras inacabadas e uma forma de administrar ultrapassada que nesses 7 anos ficou marcada. Agora, ele busca colocar a culpa nos outros.

 

DESCONTENTAMENTO COM O ORÇAMENTO: LIVE DO PREFEITO E ESCLARECIMENTOS DA CÂMARA

Em um cenário à parte, o prefeito, em uma live em 29 de dezembro de 2023, expressou sua insatisfação com a aprovação do orçamento municipal. Apesar de ter sido aprovado por 14 vereadores, o prefeito questionou a validade da decisão, considerando o dia que foi mandado o orçamento para a prefeitura, o próprio dia da live. O Portal Iluminar destaca que o orçamento foi aprovado por 14 vereadores, e não somente por 7 vereadores de oposição.

 

É importante lembrar o prefeito de que, durante as reuniões de dezembro, foram várias reuniões esvaziadas pelos vereadores da base do prefeito, fugindo de votações. O orçamento foi votado nas reuniões extraordinárias, e, se não fosse o trabalho dos vereadores, ficaria sem orçamento. Foi votado e aprovado se está da forma que está a culpa não é da oposição e sim de sua base politica que estava só preocupada em fugir de votação. Colocar a culpa nos outros é mais fácil do que aceitar a incompetência. A Câmara apenas vota; quem faz o orçamento é o prefeito.

ACOMPANHAMENTO CONTINUADO: PORTAL ILUMINAR E A TRANSPARÊNCIA NO CENÁRIO POLÍTICO LOCAL

 

O Portal Iluminar continuará acompanhando as atualizações sobre esses dois importantes desenvolvimentos em Unaí, MG, mantendo os leitores informados e promovendo a transparência no cenário político local.

 

documentos

4161_-_relatorio_peticao_3 peticao_3 (1) cer

anexo_peticao_3_folhas_101-200 (1) anexo_peticao_3_folhas_201-300 anexo_peticao_3_folhas_301-354 oficio_77_2023_ao_presidente_pet_3_unaprev_-_perito (1)