Início DESTAQUE Capul realiza o IX Encontro de Mulheres Cooperativistas

Capul realiza o IX Encontro de Mulheres Cooperativistas

76
0

Capul realiza o IX Encontro de Mulheres Cooperativistas

Com o objetivo integrar, capacitar, incentivar e apoiar a participação da mulher no cooperativismo, em sintonia com valores e princípios da doutrina cooperativista, de autoajuda, responsabilidade mútua e igualdade a CAPUL – Cooperativa Agropecuária Unaí Ltda, realizou no dia 26 de novembro no Espaço Kalahari em Unaí o IX Encontro de Mulheres Cooperativistas da Capul destinado a mulheres cooperadas ou esposas de cooperados de Unaí e toda região do Noroeste Mineiro com a presença de quase 300 participantes. Foi disponibilizado o transporte das participantes em ônibus que saiu pela manhã no pátio da cooperativa.

Abertura

Com amplo e delicioso café, a Capul recepcionou as participantes que na chegada ao evento receberam uma sacola com material destinado ao encontro.

 

“A diretoria da Capul entende que esse evento é de grande importância e as mulheres têm que serem homenageadas é todo dia. São pessoas trabalhadoras, guerreiras, que fazem com que o campo desenvolva e sem a mulher no campo o agronegócio fica parado. A Capul cresceu muito e com certeza com apoio das mulheres”, disse o vice-presidente agradecendo a presença de todas e a parabenizando a equipe organizadora.

 

Já na abertura do evento, o presidente Raimundo Sauer destacou a importância do encontro para a Capul e a alegria de ver tantas mulheres presentes.

 

“Esse novo encontro é de grande importância para a Capul, que tem o orgulho em ver tantas mulheres aqui presentes. Elas merecem tudo isso, e a Capul reconhece o trabalho delas. Nossa felicidade é muito grande”, afirmou o presidente, agradecendo também à equipe que trabalha nos bastidores pela realização do evento.

 

“A alegria desse encontro é sem palavras. Que bom que estamos aqui reunidas para festejar a mulher. Obrigado à Capul por proporcionar esse momento tão bom para a gente, de interação, de aprendizagem e de convivência com as amigas que estão longe e também com aquelas que estão próximas, mas que raramente conseguimos encontrar”, disse a primeira-dama da Capul, Leonice Sauer. Ela ainda pediu a oração do Pai Nosso como forma de gratidão pelas chuvas que vieram em abundância, pelo dia de glória vivido no evento e para que todas pudessem retornar em segurança ao encontro com suas famílias.

 

Com a tradição de valorizar seus cooperados e unir as famílias, a Capul mantém diversos projetos específicos direcionados às mulheres do campo.

 

PALESTRAS

Foram realizadas quatro palestras: “Fortalecendo Raízes: O Comitê de Jovens e o Futuro das Famílias Cooperativistas”, com a médica veterinária, coordenadora dos Comitês Educativos da Capul, Regiane Joslin; “A Importância do Estatuto Social, direitos e deveres dos(as) cooperado(as) e demais regras para o funcionamento da Capul, com a assessora jurídica da Capul, Dra. Juliana Couto; Como aumentar a renda da sua propriedade rural”, com o agrônomo Fabrício Andrade; e “A importância da Conscientização do Potencial da Mulher, com Sônia Bonato da Fazenda Palmeiras.

JOVENS E O FUTURO DAS FAMÍLIAS COOPERATIVISTAS

Com o foco de mostrar a força que a juventude tem e que seus potenciais possam serem mais explorados dentro do cooperativismo, a médica veterinária e coordenadora dos Comitês Educativos da Capul, Regiane Joslin, apresentou sua palestra alertando que falar do futuro muitas vezes soa místico, mas na verdade o futuro a gente cria no presente.

 

“Temos que trabalhar esse potencial jovem dentro do cooperativismo. As principais estratégias são envolver os jovens em ações da cooperativa e fundar ao comitê educativo onde eles vão ter voz ativa e participar da gestão da cooperativa com ideias, dicas e soluções tudo pensado em conjunto”.

Ela destacou o papel da mãe dentro desse contexto. “As mães, elas têm esse papel fundamental de estimular, de vamos dizer, sim, dá aquele empurrão para o filho seguir o caminho correto, então a participação delas nesse sentido de estimular os jovens é fundamental”, disse, destacando o objetivo do encontro: “É enaltecer as mulheres hoje na nossa sociedade. Soa, principalmente, como um grande marco. A mulher, ela tem um papel fundamental dentro das famílias sendo uma estrutura básica para tudo o que acontece e eu vejo que ter um dia dedicado a elas para trazer assuntos de interesse para ter um momento de confraternização, é valorizar realmente a presença feminina”.

 

Várias mães cooperadas deram depoimentos sobre o trabalho excepcional da Capul com os jovens adolescentes.

CONHECENDO UM POUCO MAIS DA CAPUL

Os cooperados têm direitos e deveres dentro da cooperativa e para demonstrar toda a sua infraestrutura organizacional a Dra. Juliana Couto palestrou sobre o assunto de grande importância porque ano que vem é ano eleitoral na cooperativa e os cooperados precisam saber de certas normas e regras para exercerem o voto.

“A casa está cheia, vamos transmitir conhecimentos para as cooperadas e têm muitas mulheres aqui que ainda não são cooperadas, mas sabem das vantagens de ser cooperadas e com certeza querem fazer parte desse quadro cooperativista”.

A advogada informou também sobre o Estatuto Social que rege o destino da cooperativa, como é feita a admissão de novos cooperados e como acontecem a exclusão, eliminação ou reintegração. Explicou como acontecem as assembleias ordinárias e extraordinárias. Detalhou sobre a função do conselho de administração e conselho fiscal, descerrou sobre a composição da comissão eleitoral, registro de chapa, período e quem poderá votar na próxima eleição, e principalmente, sobre as sobras financeiras que são distribuídas para os cooperados.

 

Aumentando a renda na propriedade rural

 

O produtor rural reclama de tudo, terra ruim, sem dinheiro para investir, sem chuva ou seca absurda, produto barato para a venda e caro para compra. E qual é solução boa e barata? A dica foi dada pelo agrônomo Fabrício Andrade.

“Produtor rural para ganhar dinheiro precisa de conhecimento. O conhecimento é o maior insumo das propriedades rurais, tanto propriedades pequenas, quanto propriedades grandes. O conhecimento leva o produtor a aumentar e verticalizar a sua renda e a verticalização da renda é responsável por duas coisas que muitos se falam no Brasil: a primeira, fixação do homem do campo, e a segunda, a preservação ambiental. Então, só uma forma de preservar o meio ambiente e fixar o homem do campo que é fazer gerar a renda caso contrário ele vai tomar gosto pelo asfalto, vai embora para a cidade”.

Ele diz que ficou impressionado com o incentivo que a Capul dá aos cooperados e as mulheres. “Fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que tem aqui nesse evento, coisa que eu não estou acostumado a ver por aí e olha que através do meu canal no YouTube e no Instagram, conhecido no Brasil inteiro, e tenho rodado muito, feito muitas palestras, não vejo coisa igual a esse evento aqui da Capul. Vou fazer algumas fotografias e postar no Instagram para que sirva de exemplo também para outras cooperativas fazerem eventos como esse que é justamente levar conhecimento que é o que a gente se propôs fazer nessa tarde honrosa e maravilhosa de hoje”, e finalizou: “Conheço e rodo muito no Noroeste de Minas, uma região de pessoas que gostam e trabalham no campo e o retrato está aqui com essa quantidade de mulheres que são esposas e produtoras rurais,  mostrando mais uma vez que a Capul acertou em trazer essas pessoas aqui para poderem aprender mais sobre as tecnologias e aplicá-las no campo”.

Conscientização do Potencial da Mulher

Parece um filme, a história de uma vendedora de automóvel numa empresa multinacional que larga tudo e vai morar na fazenda sem saber fazer nada e como o tempo e os cursos do Senar transformaram sua vida social e profissionalmente. É o que conta Sônia Bonato da Fazenda Palmeiras de Ipameri-GO

“É um prazer e uma honra estar aqui com essas mulheres. Tenho certeza que todas têm um papel de destaque nas suas propriedades, no trabalho que elas fazem e na cooperativa. Venho aqui despertar nelas e inspirá-las para que elas sejam as protagonistas do trabalho delas nas propriedades, na história delas porque hoje as mulheres estão ganhando espaço e voz, e isso é muito importante a gente incentivar para que elas continuem buscando esse espaço tendo voz onde elas estiverem”.

Contando sua experiência de vida, ela destaca a importância e a valorização que dá Capul as mulheres e também a importância de ser cooperada: “A cooperativa tem um papel essencial que é o apoio a essas mulheres, principalmente fazendo eventos direcionado a elas para que tenham capacitações, esses cursos que elas fazem, essas participações, aumentam ainda mais o despertar delas para serem as protagonistas da história. Acredito que hoje as cooperativas têm esse atributo a mulher que é trazê-las para perto, apoiá-las ainda mais, e só acontecerá se ela se associar, então faz muita diferença quando você tem esse apoio, principalmente numa cooperativa do tamanho da Capul”.

 

As Jandiras

Quem não conhece a personagem Concessa da atriz brasileira radicada em Paracatu, Cida Mendes? Jandira é uma amiga imaginária da atriz que fica dando dicas e ideias no cotidiano.

Após uma apresentação da Concessa num dos eventos anteriores do Encontro das Mulheres Cooperativistas da Capul um grupo de mulheres cooperadas do município de Cabeceira Grande resolveram criar um grupo no WhatsApp chamado Jandiras que tem como objetivo a troca de ideias das mulheres que moram na roça e quando reúnem promovem vários cursos sociais, relatam problemas cotidianos, trocam receitas, e, lógico, fazem bastante fofoca. Parte dos membros do grupo foram ao palco durante a realização do IX Encontro IX Encontro de Mulheres Cooperativistas da Capul.

Organização

Desde o credenciamento de boas-vindas com as colaboradoras, a descontração durante o café nos intervalos, a decoração e o ambiente do salão, o apetite do buffet saboroso no almoço e a confraternização no final, o encontro organizado pela Gerente de Marketing da Capul, Mariele Souza, foi impecável segundo avaliação das participantes que levaram para casa não somente o conhecimento das palestras, mas também o apoio e a valorização de uma cooperativa que tem na mulher do campo um grande esteio que estão assumindo um papel de liderança nas propriedades rurais.

O encontro foi encerrado com um almoço de confraternização, apresentação da cantora Emanuelle Morais com um brinde a champanhe e distribuição de buquê de rosas para as participantes.