Início DESTAQUE DECISÃO JUDICIAL GARANTE VOTAÇÃO PARA ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA 2024 NA CÂMARA...

DECISÃO JUDICIAL GARANTE VOTAÇÃO PARA ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA 2024 NA CÂMARA MUNICIPAL DE UNAÍ NA SEGUNDA-FEIRA

748
0

DECISÃO JUDICIAL GARANTE VOTAÇÃO PARA ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA 2024 NA CÂMARA MUNICIPAL DE UNAÍ NA SEGUNDA-FEIRA

 

Justiça determina realização da eleição após impasse sobre ausência de vereadores da base do prefeito. Eleição será na segunda-feira, às 12h.

 

Nessa sexta-feira, 15/12, uma reviravolta decisiva marca a 1ª Vara Cível da Comarca de Unaí, que deferiu liminar garantindo a votação da eleição da Mesa Diretora para o ano de 2024 na Câmara Municipal. A decisão foi proferida em resposta a um Mandado de Segurança impetrado pela vereadora Dorinha Melgaço e outros legisladores, incluindo Paulo José de Araújo, Eugenio Ferreira, Valdimix, Rafhael de Paulo e Paulo Arara, que nas 4 reuniões compareceram e desempenharam o papel de representar o povo de Unaí. Eles agiram junto com o presidente Edimilton Andrade, que conduziu todas as reuniões segundo o regimento e aconselhado pelo corpo jurídico da Câmara, que trabalhou intensamente na documentação para viabilizar as reuniões, mesmo com a ausência dos vereadores da base do prefeito.

 

O presidente da Câmara, vereador Edimilton Andrade, teve seu indeferimento contestado pelos impetrantes, pois, em uma das reuniões, foi solicitado realizar a eleição com apenas 7 vereadores. A alegação inicial era de controvérsias relacionadas à vereadora Nair Dayana, justificativa que foi rebatida pelos legisladores, visto que a vereadora encontra-se afastada de suas funções. A decisão destaca que a ausência da vereadora não impede a realização da eleição, pois o quórum exigido é de maioria absoluta dos membros da Câmara.

 

Além dos mencionados, a ação foi capitaneada por Dorinha Melgaço, sendo auxiliada por Marco Aurélio Pereira (Advogado da ação). Uma contribuição fundamental foi dada pelo ex-procurador de Unaí, Cleber Teixeira, que atuou como conselheiro nessa empreitada.

 

A Mesa Diretora e o Presidente da Câmara Municipal foram notificados para prestar informações no prazo de 10 dias. O processo seguirá para apreciação do Ministério Público após essa etapa, culminando com a conclusão para a sentença. Pode haver vereadores com problemas na justiça nos próximos dias.

 

A decisão da Justiça reafirma a importância do cumprimento do Regimento Interno da Câmara e ressalta que questões exclusivamente relacionadas à interpretação dos regimentos das casas legislativas não são imunes à análise do Poder Judiciário quando há indícios de ilegalidade ou abuso de poder.

 

O Portal Iluminar continuará acompanhando o desdobramento desse caso e trará mais informações à medida que estiverem disponíveis. Em meio às disputas políticas, o reino pode ter seus momentos de riso proporcionados pelos “bobos da corte”, mas o choro político pode ser grande, pois, no final, todos podem perder na batalha por uma luta muitas vezes questionável e sem a devida reflexão sobre as consequências.